Sindicato elege delegados na Conferência Municipal LGBT

postado em: Notícias | 0
Abertura da 3ª Conferência Regional LGBT, que aconteceu no último sábado (12) na sede da Acadepol, Centro do Rio
Abertura da 3ª Conferência Regional LGBT, que aconteceu no último sábado (12) na sede da Acadepol, Centro do Rio

Com a presença de 11 diretores, o Sindicato dos Comerciários do Rio marcou presença na 3ª Conferência Regional LGBT, que aconteceu no último sábado (12) na sede da Academia de Polícia, Centro do Rio. Os diretores Marcelo Max, Fabiana Lemos e Carlos Vagner foram eleitos delegados e comporão a delegação carioca que irá à edição estadual do evento, a realizar-se entre os dias 17 e 21 de março de 2016. Esta etapa antecede a edição federal que definirá as propostas de políticas públicas  para LGBT no Brasil.

Os diretores participaram do GT Trabalho e Renda, no qual após debates sobre o tema, definiram cinco propostas para a plenária, sendo duas delas prioritárias. Uma das sugestões é criar parceria entre o projeto DAMAS, da Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual do Município do Rio de Janeiro (Ceds-Rio), e sindicatos, de modo a facilitar a entrada de LGBTs, especialmente travestis e transexuais, no mercado de trabalho formal.

“Nossa participação expressiva na conferência municipal demonstra nosso interesse de debater esta pauta. Boa parte da diretoria presente era heterossexual e mesmo assim estava ali debatendo políticas que de alguma maneira protegessem a população LGBT que é vulnerável frente às opressões do cotidiano, especialmente no mercado de trabalho, por conta de assédios, diferenciação salarial, preconceitos e reprovação em processos seletivos. Não são direitos especiais, mas sim assegurar o acesso aos direitos que a maioria já possui. É cidadania!”, explica o diretor do Sindicato dos Comerciários do Rio Marcelo Max, que também é presidente da UNA LGBT Rio.

Também participaram do evento a vice-presidenta Alexsandra Nogueira e os diretores Rosangela Rocha, Marcelo Black, Alessandro Furtado, Sônia Moraes, Adriana Teixeira, Vinícius Moraes e Paulo Henrique.

É importante destacar que as Conferências Nacionais são convocadas pelo Governo Federal. São instrumentos de consulta à sociedade civil e uma experiência enriquecedora de produção colaborativa e coletiva de políticas públicas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − 3 =