Durante todo o mês de outubro, o Sindicato realizou uma série de ações para conscientizar a categoria comerciária sobre a importância da prevenção ao câncer de mama. Foram iniciativas para dar visibilidade ao tema, incentivar o autoexame feminino e estimular o debate em torno desta doença que todos os anos atinge milhares de mulheres brasileiras.
Na última sexta-feira (23), o Sindicato promoveu uma roda de conversa sobre o câncer de mama na sede da entidade. Participaram funcionárias e formadoras de opinião, que ficaram encarregadas de repercutir a discussão em suas redes. Com o mesmo objetivo, o Núcleo de Assistência Sindical de Campo Grande também cedeu espaço para a roda de conversa, que contou com a participação da representante da Secretaria Municipal de Saúde, Irenice Pereira, que sensibilizou comerciárias da região sobre a importância do autoexame, além de orientá-las sobre iniciativas gratuitas para a realização da mamografia.
Mamógrafo – Durante todos os eventos relacionados à campanha mundial Outubro Rosa, o Sindicato vem informando as participantes sobre o mamógrafo móvel, cedido pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Alerj, que vai ficar estacionado até a próxima sexta-feira (30/10) no Parque Madureira para realizar exames gratuitos de mamografia. O atendimento é das 8h às 18h. Para fazer o exame não precisa agendar, basta a mulher estar de posse do encaminhamento de qualquer unidade de saúde.
“O Sindicato dos Comerciários vem dando visibilidade ao tema, por meio de nossas mídias sociais e das palestras feitas para mobilizar as comerciárias para a realização da mamografia”, informou a vice-presidenta do Sindicato, Sandra Nogueira.
Histórico – O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a conscientização sobre a doença e compartilhar informações para sua prevenção.
“Precisamos dar visibilidade ao tema e sempre lembrar às mulheres da importância do autoexame. A prevenção é muito importante, por isso não as trabalhadoras não devem deixar de realizar consultas periódicas com o ginecologista”, alerta a diretora de Políticas Sociais, Rosangela Rocha.
Deixe um comentário