IV Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres

postado em: Notícias | 0
O plenário da pré-conferência realizada em Campo Grande no último final de semana
O plenário da pré-conferência realizada em Campo Grande no último final de semana

Nos dias 11 e 12 de setembro (sexta-feira e sábado) será realizada a IV Conferência Municipal de Políticas para Mulheres da Cidade do Rio de Janeiro, que vai debater o tema da Conferência Nacional: “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”. O evento será realizado no Centro de Convenções Sul América, na Cidade Nova.

No processo de preparação da Conferência Municipal foram realizadas pré-conferências em todas as regiões da cidade. A última delas ocorreu no último sábado (29), no auditório da Fundação Educacional Unificada Campograndense (Feuc), em Campo Grande, abrangendo os bairros da Área de Planejamento 5 (AP5): Bangu, Campo Grande, Realengo, Santa Cruz e Guaratiba. O Sindicato dos Comerciários foi representado pela diretora Daniele Moretti, que participou dos debates que reuniram mais de 200 mulheres, dentre representantes de movimentos sociais, entidades feministas, associações de moradores, partidos políticos, centrais sindicais, autarquias e profissionais liberais.

“As mulheres sofrem profundas discriminações no mercado de trabalho, recebendo menos do que os homens para cumprir as mesmas funções e tendo maior dificuldade para chegar aos postos de chefia. O caso das mulheres negras e das lésbicas é ainda mais difícil, pois à discriminação de gênero se somam o preconceito racial e a homofobia. Nesse sentido, o processo de conferências é super importante e bem-vindo, pois amplia a discussão e possibilita que a gente discuta alternativas para superar a desigualdade. Além disso, existem problemas específicos que precisam ser resolvidos por meio da aplicação de políticas públicas e para os quais a sociedade organizada precisa estar atenta, como a atenção à saúde da mulher no SUS e o acolhimento das mulheres vítimas da violência”, comentou Daniele.

A participação na IV Conferência Municipal é livre e gratuita, mas é preciso se inscrever no portal da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (http://www.rio.rj.gov.br/web/spm-rio).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × quatro =