Pesquisa do Centro de Estudos do Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio), que ouviu mais de 500 lojistas da cidade do Rio de Janeiro, mostra que os empresários estimam vender 0,5% a mais no Dia das Mães, a maior data comemorativa do comércio depois do Natal.
A pesquisa contou com a participação de empresários dos setores de vestuário, calçados e bolsas, joias e bijuterias, perfumaria e cosméticos, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, móveis, telefoniacelular e CD.
Os lojistas estimam que o preço médio dos presentes por pessoa deve ser de cerca de R$ 140,00 e que os clientes deverão utilizar o cartão de crédito parcelado como forma de pagamento, seguido decartão de loja, cheque parcelado, a prazo (crediário), dinheiro e cartão de débito.
De acordo com a pesquisa os lojistas acreditam que vestuário, calçados, bolsas e acessórios, joias e bijuterias, perfumes, produtos de beleza, celulares e eletroeletrônicos devem ser os presentes mais vendidos. Os filhos, maridos e as próprias mães são os que costumam escolher os presentes nas lojas.
A pesquisa do CDLRio mostra que os lojistas optaram pela promoção, propaganda e novos produtos e que todos aumentaram os seus estoques para o Dia das Mães. Os empresários dos setores dev estuário e calçado, também acreditam que os lançamentos de novas coleções vai alavancar as vendas, enquanto que no setor de telefonia celular, a aposta está sendo nas promoções. Já os de eletrodomésticos e eletroeletrônicos estão investindo em campanhas publicitárias.
Em relação às vendas conforme a localização dos estabelecimentos comerciais, as lojas do Centro com 27,2% são as que esperam vendas maiores, seguidas pelas lojas da Zona Norte com 26,7%, as da Zona Sul com 26,3% e as da Zona Oeste com 19,8%.
Fonte: Jornal do Commercio
Imagem: Agência Brasil
Deixe um comentário