Sindicato negocia acordo para evitar demissões

postado em: Emprego, Notícias, SECRJ | 0

Com o objetivo de negociar um acordo que evite demissões dos trabalhadores comerciários das lojas atingidas pelo incêndio no shopping Nova América, representantes do SECRJ e do Sindicato dos Lojistas (SindiLojas) se reuniram nesta quarta-feira (25) com o superintendente regional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Antônio Henrique de Albuquerque Filho.

O interventor judicial do SECRJ, Dr. José Carlos Nunes dos Santos, e o coordenador jurídico do Sindicato, Dr. Carlos Henrique Carvalho, apresentaram uma proposta de convenção coletiva, restrito aos comerciários das 117 lojas atingidas pelo fogo, com vigência de até cinco meses, para manter em vigor os contratos dos trabalhadores. Durante este período, os comerciários teriam que frequentar cursos de qualificação profissional supervisionados pelo SECRJ e SindiLojas, cujo formato ainda está em estudo. Em contrapartida, os trabalhadores receberiam o pagamento de bolsas custeadas com recursos do Fundo de Amparo do Trabalhador (FAT).

O SECRJ negocia ainda junto aos empregadores o pagamento integral dos salários e benefícios do mês de fevereiro, e ainda o pagamento de um salário mínimo até que seja depositada a primeira parcela das bolsas de qualificação.

A proposta da convenção foi bem recebida pelo gerente geral do SindiLojas, José de Souza Belém, e pela gerente jurídica da entidade, Elizabeth Guimarães, que pediram pequeno prazo para apresentar os termos aos lojistas. Após os eventuais ajustes, a convenção deverá ser assinada na próxima segunda-feira (2/3), na Superintendência do MTE.

Assembleia – As regras para que o trabalhador tenha acesso ao curso e à bolsa são as mesmas aplicadas nos requerimentos do Seguro Desemprego, com a diferença que os vínculos de trabalho serão mantidos. Para explicar esta convenção e outras propostas para manutenção do emprego e da renda dos trabalhadores diretamente prejudicados pelo incêndio, o SECRJ está convocando para a próxima segunda-feira (02/03) a realização de duas assembleias, a primeira às 11h e a segunda às 14h, nas dependências do Nova América.

Imagem: Rafael Rodrigues/ SECRJ

14

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete − 5 =