Setor de Denúncias realiza novas diligências

postado em: Denúncias, Notícias, SECRJ | 0

Com reforço de equipe determinado pela intervenção judicial, o Setor de Denúncias do SECRJ tem realizado, em média, de duas a três saídas semanais para verificar casos de desrespeito aos direitos trabalhistas denunciados por comerciários. Situações de assédio moral, condições inadequadas, descumprimento da carga horária e falta de respeito às condições de trabalho aos domingos e feriados estão entre as queixas mais comuns.

Outra situação denunciada com muita frequência é a de estabelecimentos que não oferecem aos funcionários um local para alimentação com condições mínimas de conforto e limpeza, conforme determina o Ministério do Trabalho. “O refeitório não pode ser perto do banheiro ou dentro do depósito. Tem que ser limpo, claro, arejado e com fornecimento de água potável. Muitas empresas não cumprem, mas, felizmente, em 90% dos casos, quando notificados pelo Sindicato os responsáveis cumprem as exigências e resolvem o problema no prazo”, conta um dos membros da equipe de fiscalização.

Em diligência realizada na última quarta-feira (4), a equipe verificou o descumprimento de várias destas normas em uma grande loja de departamentos do shopping New York City Center, na Barra da Tijuca, na qual trabalham 50 pessoas. Além do calor excessivo pela falta de refrigeração, a equipe encontrou baratas circulando pelo refeitório dos funcionários, além de outros indícios de falta de higiene. O relatório da diligência será encaminhado à Superintendência Regional do Trabalho e à Vigilância Sanitária, e o estabelecimento recebeu prazo de dez dias para apresentar soluções aos problemas encontrados.

Denuncie

Se você é comerciário e está tendo problemas com a empresa, ou trabalha em condições inadequadas, não fique calado. Denuncie! Não é preciso se identificar, basta relatar o problema e informar o nome, endereço e CNPJ da empresa. As queixas podem ser encaminhadas pelo email denuncia@secrj.org.br, feitas pelo telefone (21) 3266-4104 ou pessoalmente no Setor de Denúncias, na sede do Sindicato (Rua André Cavalcanti, 33, 3º andar – Bairro de Fátima).

Na imagem, flagrante de funcionários utilizando “refeitório” em condições inadequadas, montado dentro do depósito de uma loja. Imagem: Rafael Rodrigues/ SECRJ

4

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 3 =