Pauta da Campanha Salarial 2022 é aprovada por unanimidade

Os comerciários aprovaram, em assembleia na noite de ontem (29/03), por unanimidade a pauta da Campanha Salarial 2022. O Sindicato apresentou os principais pontos que serão negociados com as entidades patronais. 

campanha salarial

Agora, a pauta será enviada aos patrões e o Sindicato espera em breve iniciar as negociações. Um dos principais pontos debatidos foi a proposta de reajuste salarial, que é prioridade em função da crise e inflação no país. “O momento é difícil do ponto de vista político e econômico, principalmente para os trabalhadores, mas esperamos conquistar melhorias neste ano na convenção coletiva, porque já podemos perceber uma melhora nos números do comércio, ainda que o cenário esteja longe de ser favorável”, afirmou Márcio Ayer, presidente do Sindicato dos Comerciários.

O presidente avaliou também que em breve o país pode ter um cenário mais propício para a conquista de direitos aos comerciários. “É um ano de eleição, portanto temos confiança que com um próximo governo podemos ter uma mudança na condução das políticas públicas do país, que precisam priorizar mais os trabalhadores”, concluiu.

A data-base para os setores do comércio varejistas e atacadistas é 01/05 (Sindilojas, Fecomércio e outros), e para o setor varejista de gêneros alimentícios é 12/05 (supermercados e hortifrutis). Para garantir o reajuste e conquistar mais direitos, o Sindicato conta com a mobilização dos comerciários. Nossa entidade estará nas lojas e supermercados para dialogar com os trabalhadores para um grande movimento de valorização dos comerciários.

Confira a seguir os principais pontos aprovados pela pauta.

Reajuste salarial

A proposta de reajuste salarial aprovada é de correção da inflação pelo índice do INPC, mais 2% de ganho real, de modo a corrigir o poder de compra dos trabalhadores. O índice do INPC será divulgado no começo de maio. 

Auxílio Creche e Quebra de Caixa

O pagamento do auxílio deve ser corrigido pelo INPC com o acréscimo de 2% do valor hoje praticado, a empresas com até 50 ou mais de 50 empregados. Para a Quebra-de-Caixa, a empresa deverá pagar um acréscimo de 10% sobre o salário efetivamente recebido mensalmente.

Cesta Básica

A empresa deverá pagar R$ 180,00 por mês, a fim de auxiliar os trabalhadores nas compras. O pagamento deve ser feito por meio de um cartão de uso livre do empregado, podendo ser utilizado dentro ou fora do estabelecimento.

Luta por promoção da saúde do comerciário

Na pauta aprovada, o Sindicato vai lutar para que as empresas subsidiem o Plano de Saúde e Odontológico de todos os seus empregados e dependentes, de modo a atender as necessidades de seus trabalhadores, como por exemplo de médicos próximos a seus locais de moradia e trabalho.

Ações Afirmativas

Para as políticas de inclusão social, as empresas com mais de 100 empregados devem se comprometer a destinar no mínimo 50% de seus postos de trabalho em cargos de chefia, gerência ou superioridade hierárquica a trabalhadores negros, pardos ou indígenas.

Para conferir a pauta completa, acesse: Pauta Campanha Salarial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 4 =