Refeitórios do SECRJ, comida de qualidade a preços baixos

postado em: Notícias, Refeitórios | 0

O SECRJ mantém dois refeitórios em funcionamento no Rio: um no Norte Shopping, em Del Castilho, e outro no Rio Sul, em Botafogo. A iniciativa tem duplo objetivo: beneficiar os trabalhadores no comércio com refeições baratas e de qualidade; e manter um canal direto e diário de diálogo entre o Sindicato e a categoria.

Os associados pagam pelas refeições apenas o valor de reposição de despesas, hoje calculado em R$ 11,90/ quilo.

Na cozinha do Norte Shopping, sob a supervisão da chef Sônia Rodrigues, são produzidos os pratos que atendem à demanda diária total de 1.200 refeições nas duas unidades. O trabalho começa diariamente às 5h30, com o preparo de 15 quilos de arroz, 15 quilos de feijão, 16 quilos de macarrão, sete tipos diferentes de saladas, duas guarnições, três pratos principais e até sete opções de sobremesa. Para o preparo de cada prato principal são utilizados até 90 quilos de carne. O resultado agrada: “Tem gente que almoça duas vezes”, conta a chef.

O Menu

O cardápio é variado. Há quatro anos responsável por escolher o que vai à mesa nos refeitórios, a nutricionista Dra. Karen Moura Mendonça explica que os pratos se adaptam à sazonalidade e aos valores de mercado dos ingredientes, todos adquiridos por meio de pregão eletrônico com fornecedores registrados. “Na segunda-feira o prato principal é surpresa. Neste dia aproveitamos para atender, na medida do possível, os pedidos dos frequentadores. Terça-feira é dia de peixe, quarta-feira da comida mineira, quinta-feira é das massas e na sexta-feira é o dia do prato campeão de pedidos, a feijoada. No sábado servimos pratos leves”, conta a funcionária do SECRJ, acrescentando que a lasanha e o empadão, que também são pratos muito pedidos, puderam voltar a ser feitos a partir do conserto do forno agora em dezembro.

Novas regras

A arrumação da “casa do comerciário” também passa pela cozinha. Sob intervenção da Justiça do Trabalho, o SECRJ está realizando uma campanha de recadastramento dos associados e de sindicalização de novos sócios. Por este motivo, a partir do dia 2 de janeiro de 2015, somente sócios novos ou recadastrados terão direito ao desconto nos refeitórios.

13

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro + doze =