Passa a valer neste mês de janeiro o novo valor do salário mínimo. O reajuste foi de quase 7%, elevando o piso nacional para R$ 1.621. Quem é trabalhador do comércio e está em período de experiência ou é jovem aprendiz deve ficar atento.

Com a retomada da Política de Valorização do Salário Mínimo, implementada no primeiro mandato do Governo Lula e descontinuada pelo Governo Bolsonaro, o reajuste foi realizado pela inflação do ano anterior e a alta do PIB, limitada pelas regras do arcabouço fiscal.
Com o aumento, é preciso que trabalhadores que ganham atualmente menos que R$ 1.621 saibam que nenhum brasileiro contratado por regime CLT pode receber menos que esta quantia.
No caso dos trabalhadores do comércio abrangidos pela nossa base, todos já recebem mais que o mínimo nacional. Porém os trabalhadores contratados em períodos de experiência ou jovens aprendizes, ficam com seus salários defasados. Logo, estes deverão ter seus salários reajustados a partir deste mês. Lembrando que o salário de janeiro é pago sempre no mês subsequente, fevereiro.
No caso do jovem aprendiz, o valor do salário é proporcional ao número de horas trabalhadas por semana.
“O aumento do salário mínimo acima da inflação valoriza os trabalhadores, como tem sido a política do atual governo, bem diferente do anterior. São medidas que, inclusive, ajudam a aquecer as vendas no comércio”, conclui Márcio Ayer, presidente do Sindicato dos Comerciários.
Deixe um comentário