Nesta terça-feira (08), houve mais um golpe contra os trabalhadores do comércio por parte da Prefeitura e da Câmara dos Vereadores, que aprovaram a proposta de feriado municipal no dia 07 de julho, durante a reunião dos países dos Brics, que ocorrerá aqui na cidade do Rio.
O Sindicato acompanhou os debates, mas os vereadores votaram contra os interesses dos trabalhadores, deixando os comerciários de fora.
“Novamente os parlamentares prejudicam os trabalhadores do comércio. A Câmara mais uma vez mostra seu lado, que é o dos empresários e faz com que o comércio trabalhe neste feriado sem receber os direitos contidos na nossa convenção coletiva. Um absurdo, penalizando mais uma vez quem já rala muito todos os dias”, critica Márcio Ayer, presidente do Sindicato dos Comerciários do Rio.
A reunião dos países que integram os Brics, grupo de países emergentes da economia mundial, está marcada para acontecer nos dias 06 e 07 de julho (domingo e segunda-feira respectivamente) no Rio.
Assim como aconteceu na reunião do G20, em novembro, o feriado municipal não será válido para todas as categorias e dentre elas as do comércio de rua e shopping centers e de supermercados.
Benefícios de feriado
Nos dias de feriados, os trabalhadores do comércio, que são escalados, recebem benefícios diferenciados, com valores, horários especiais e folgas compensatórias, conforme está previsto na convenção coletiva.
Deixe um comentário