A luta pela redução da jornada de trabalho vai a cada dia ganhando mais força na sociedade. Agora, um novo Projeto de Lei, proposto pela deputada Daiana Santos, propõe reduzir a jornada semanal dos comerciários, passando de 44 horas para 40, com uma escala de trabalho de cinco dias para quem trabalha no comércio.
Ainda pelo projeto apresentado, a diminuição da jornada semanal, com a ampliação dos dias de repouso remunerado, serão implementadas sem qualquer redução salarial dos trabalhadores e das trabalhadoras do comércio.
“Esse projeto demonstra o quanto a nossa campanha pela redução da jornada – fim da escala 6×1 -, tem encontrado eco entre a população e despertado a atenção do Congresso Nacional. Essa proposta se soma a outras iniciativas, como o projeto do fim da escala 6×1 da deputada federal Erika Hilton. Queremos ampliar essa campanha, conquistando mais parlamentares que apoiem nossa luta”, avalia Márcio Ayer, presidente do Sindicato dos Comerciários.
Pelo projeto, em caso de aprovação, a lei passa a valer para todos os trabalhadores que estavam sujeitos à jornada normal de trabalho superior a 40 horas semanais passam para a jornada 40 horas semanais.
“Reduzir a jornada é ter mais direito ao lazer, mais tempo para a família e uma saúde melhor. Cabe agora aos trabalhadores pressionarem os deputados para que debatam o projeto, com a participação das representações sindicais, governo e patrões”, finaliza Ayer.
Deixe um comentário