O salário mínimo nacional será de R$ 1.412 a partir de 1º de janeiro de 2024. Com a retomada da política de valorização do salário mínimo, o piso nacional volta a ser definido pela inflação e a alta do PIB, com isso, o reajuste será de R$ 92. O novo valor garante um aumento de 6,97%, um índice acima da inflação, que ficou em cerca de 3,85%, até novembro de 2023.
“A política de valorização do salário mínimo foi uma promessa de campanha do atual governo Lula, que agora é uma realidade. Sabemos que ainda precisa ser maior para garantir o sustento de uma família, mas mostra que o governo está compromissado com essa valorização dos salários”, destaca Márcio Ayer, presidente do Sindicato dos Comerciários.
Os trabalhadores regidos por convenção coletiva de trabalho devem receber de acordo com a mesma, como é o caso dos trabalhadores do comércio, que têm a convenção negociada anualmente pelo nosso Sindicato, com 27 segmentos patronais – todas estão no site.
Os trabalhadores em período de experiência não podem receber menos do que o salário mínimo, ainda que este piso esteja abaixo nas respectivas convenções coletivas de trabalho. O mínimo é a menor remuneração que um trabalhador regido pela CLT pode receber.
Deixe um comentário