O Sindicato dos Comerciários realizou a segunda rodada de negociação da campanha salarial com os representantes patronais dos supermercados e hortifrutis (Sindigêneros). Durante a reunião, foi apresentada uma nova proposta econômica para a Convenção Coletiva de Trabalho da categoria.

Na mesa de negociação, os patrões apresentaram proposta de reajuste de 4,11% no piso salarial, correspondente a 100% do INPC, além de 3,5% de reajuste para os trabalhadores que recebem acima do piso salarial e também para as cláusulas econômicas. A proposta inclui ainda a manutenção das demais cláusulas sociais já existentes.
Apesar do avanço em relação à primeira rodada, as negociações seguem em andamento e a proposta ainda está distante da pauta defendida pelo Sindicato, que inclui reajuste salarial de 10%, fim da escala 6×1 e ampliação de direitos para os trabalhadores do setor.
A valorização dos trabalhadores precisa acompanhar a realidade econômica do segmento supermercadista. Dados divulgados pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) apontam que o setor movimentou R$ 1,145 trilhão em faturamento em 2025.
O crescimento do setor precisa ser acompanhado por melhores salários e condições de trabalho para quem sustenta o funcionamento diário dos supermercados e hortifrutis. São os trabalhadores que garantem o abastecimento, atendem a população e movimentam uma das principais atividades econômicas do país.
A próxima rodada de negociação entre o Sindicato e setor patronal está marcada para o dia 16 de junho.
Leia também: Sindigêneros: primeira reunião de negociação começa com proposta abaixo da inflação
Deixe um comentário