Sindicato convoca assembleia com ex-funcionários do Mercadinho 2001

postado em: Notícias | 0

O Sindicato convoca todos os ex-funcionários do Mercadinho 2001 para assembleia no dia 5 de novembro, para apresentar informações sobre a situação do processo 0100106-55.2020.5.01.0053.

“É fundamental a presença de todos para mobilizar os colegas e acompanhar os novos encaminhamentos desse processo, que já se arrasta há anos. Queremos definir juntos os próximos passos para que todos finalmente recebam o que têm direito”, afirma Márcio Ayer, presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio do Rio de Janeiro.

A assembleia será realizada na Sede do Sindicato, no Centro do Rio, em primeira convocação às 16h e segunda convocação às 16h30.

Entenda o caso

No final de 2019, o supermercado 2001 fechou suas portas colocando na rua quase 300 trabalhadores e trabalhadoras, sem pagar os salários que estavam atrasados e os direitos trabalhistas. Ainda no final de 2019, o Sindicato conseguiu fazer a homologação dos trabalhadores, com ressalvas, para que cada um pudesse sacar o FGTS e dar entrada no seguro desemprego. Na ocasião, o Sindicato acionou o Ministério Público do Trabalho (MPT) para obrigar os donos do 2001 a pagarem todos os direitos devidos aos trabalhadores.

Em 2021, o Sindicato obteve uma conquista na justiça, que reconheceu a responsabilidade dos donos do mercado para que pagassem os direitos dos trabalhadores demitidos, como salários devidos, aviso prévio, 13º salário de 2019 e férias vencidas, entre outros direitos.

Em julho deste ano, foi eleita uma comissão de trabalhadores para atuar ao lado do Sindicato na busca desses direitos. Uma das propostas apresentadas em assembleia, foi tentar a liberação dos recursos já depositados judicialmente para serem destinados aos trabalhadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 + quinze =