Há pelo menos 48 anos a bandeira do Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro não tremulava nas grandes manifestações da vida democrática do país. Ontem foi diferente. Em grande número, com faixas e bandeiras, os comerciários tiveram uma presença marcante no ato em defesa da democracia, da ampliação dos direitos e contra o ajuste fiscal que reuniu milhares de trabalhadores no Centro do Rio.
Organizada pelas centrais sindicais, partidos políticos de esquerda e movimentos sociais, a atividade começou por volta das 14h, com diversas intervenções culturais. Às 17 horas, quando os manifestantes já lotavam a Candelária, o ato saiu em passeata pela Avenida Rio Branco, trajeto histórico dos movimentos sociais cariocas, entoando palavras de ordem pró-democracia, denunciando a ofensiva golpista promovida por diversos setores da direita conservadora.
A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), a qual o SECRJ é filiado, compareceu em massa. Com muitas críticas à política de ajuste fiscal e empunhando a bandeira da taxação das grandes fortunas, os cetebistas foram às ruas se unir ao coro em defesa da democracia e contra o golpe. Nas palavras de Ronaldo Leite, presidente da CTB-RJ, “Hoje, a juventude, os trabalhadores e o povo do Rio de Janeiro está nas ruas consolidando um ato nacional em defesa da liberdade democrática, contra o golpe e exigindo que os ricos paguem a crise. Esse ato está mostrando que para combater a ofensiva conservadora é necessária uma mobilização dos trabalhadores e é por isso que as centrais sindicais estão tomando as ruas do Rio de Janeiro”.
Com informações do site da CTB-RJ
Imagens: Thais Alvarenga/ SECRJ
Deixe um comentário