Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Menu Menu

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Notícias

Vitória! Campeão volta atrás e mantém horas extras

Imagem: Rafael Rodrigues/ Comerciários

Após receber ultimato do Sindicato dos Comerciários, a Germans Distribuidora de Comestíveis, dona da rede de supermercados Campeão, voltou atrás da decisão de retirar as duas horas extras incorporadas à jornada de seus funcionários. O presidente do Sindicato, Márcio Ayer, foi informado da decisão na manhã desta quarta-feira (18/4), quando recebeu um telefonema da direção do Campeão.

A empresa fora alertada pelo Sindicato em reunião na semana passada que, segundo as regras da CLT, não poderia suspender abruptamente o pagamento das horas extras. “A supressão só poderia ocorrer caso as horas fossem substituídas por outro benefício ou houvesse pagamento de indenização aos trabalhadores. A pressão dos trabalhadores forçou o Campeão a mudar de ideia”, comemorou Márcio. A notícia foi também bastante comemorada pelos funcionários, que participaram à noite de plenária na sede do Sindicato. “Estamos aliviados. O impacto sobre o contracheque seria enorme, num momento péssimo, com o custo de vida em alta. Valeu muito a pena fechar com o Sindicato, que comprou pra valer a nossa briga”, contou um dos comerciários.  

A plenária foi também uma oportunidade para que os trabalhadores pudessem receber informes sobre a Campanha Salarial. Muitos aproveitaram para esclarecer dúvidas sobre direitos trabalhistas com o auxílio da diretoria e do Departamento Jurídico do Sindicato. Participaram do encontro a vice-presidenta Alexsandra Nogueira (funcionária do Guanabara),  os diretores José Claúdio de Oliveira (Supermercados Unidos), Rosângela Rocha (Wall Mart), Bruno César Campos (Supermarket), Jorge de Paula Neto (Mundial), Douglas de Freitas (Ponto Frio), Josué Ribeiro (Casa & Vídeo), Paulo Henrique da Silva (Seg Imagem) e Vinícius Moraes (Casa Bahia), além do delegado sindical Marcelo Bizerra. Todos participaram da mobilização para a plenária nas últimas semanas. Dentre os 50 trabalhadores presentes estavam funcionários das lojas de São Cristóvão (Cancela), Rio Comprido, Andaraí, Abolição, Parada de Lucas, Botafogo, Vila Isabel e Irajá.

Outras lutas – “Em nossas visitas ao Campeão constatamos vários outros problemas, que já estão sendo apurados. Para isso, contamos com a ajuda dos trabalhadores. Foi desrespeitado? Não se cale, denuncie!”, incentivou o diretor sindical Paulo Henrique da Silva. Ele apresentou os meios que o Sindicato disponibiliza para denúncias, que podem ser feitas por email, telefone, whatsapp e pelo canal exclusivo www.comerciariodenuncia.org.br 

“Vamos continuar firmes na luta para resolver outras questões do Campeão, principalmente o assédio moral”, sublinhou a diretora Rosângela Rocha. Uma nova reunião entre o Sindicato e representantes da Germans foi marcada para a próxima quarta-feira (26/4).

Leia também: https://secrj.org.br/noticias/campeao-tera-que-retomar-horas-extras-ou-indenizar-funcionarios