Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Menu Menu

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Notícias

Vai começar a Campanha Salarial – primeira Assembleia em 19/4

Imagem: Wellington Santos/ Comerciários

Mostre o seu orgulho de ser comerciário e venha participar da primeira assembleia da Campanha Salarial 2018, Vamos debater e aprovar a pauta de reivindicações que será apresentada aos patrões. Vai ser no próximo dia 19/4 (quarta-feira), às 19h, na sede do Sindicato dos Comerciários do Rio.  

“Além de reivindicar um reajuste salarial decente, temos que lutar para manter os direitos conquistados em anos anteriores. Quando muitos participam das assembleias e mobilizações, as empresas acabam cedendo. Mas se o trabalhador ficar só assistindo, os patrões partem pra cima dos nossos direitos e dos nossos salários. Tá na hora da gente se unir para mostrar a eles que nosso trabalho merece respeito”, convoca o presidente do Sindicato, Márcio Ayer.

Sou comerciário, respeite meu trabalho! – Somos nós que acordamos cedo todos os dias, pegamos transportes lotados e demorados para abrir as lojas, atender os clientes até tarde e, na volta, trazer o sustento das nossas famílias. Somos nós que lutamos contra a crise, usando nosso talento, nosso prazer em lidar com pessoas, trabalhando duro para manter supermercados e lojas funcionando. Na verdade, somos nós que produzimos a riqueza do comércio, mas nosso trabalho não é valorizado pelos patrões. Por isso é importante que todos participem da Campanha Salarial.

Como se calcula o reajuste salarial – Em 2016 levamos 10% e em 2017 4%. Não significa que tenha sido menor de um ano pro outro. É preciso comparar com a inflação nos 12 meses antes da data-base. Em 2016 essa inflação foi de 9,33% e em 2017 caiu para 3,9%. Nos dois anos os patrões ofereceram 0% de aumento. Foi nossa luta que conseguiu proteger nossos salários com um reajuste pouco acima da inflação. Em 2018, mais uma vez, nosso reajuste vai ser do tamanho da sua participação.

ASSEMBLEIA DIA 19/4 (quinta-feira), às 19h
Rua André Cavalcanti, 33 – Lapa
Para votar, traga a Carteira de Trabalho ou o último contracheque