Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Menu Menu

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Notícias

Trabalhadores da Multioptica aprovam acordo coletivo

Os trabalhadores da distribuidora de lentes oftalmológicas Multi Óptica – tanto da unidade na Penha quanto do escritório em Botafogo – aprovaram o novo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) negociado pelo Sindicato. Os comerciários receberão um reajuste de 1,7% nos salários e 3% no piso, que chega a R$ 1.230. Aqueles que têm filhos com até 5 anos e 11 meses passam a receber até R$ 235 de auxílio creche. Além disso, a empresa se compromete a manter o plano de saúde e odontológico, bem como todas as demais cláusulas sociais e econômicas. Esse ano, a participação nos lucros (PLR) ficou em 1,15%, podendo chegar a 1,68%.

Durante a Assembleia com os comerciários, o diretor Marcelo Black apresentou um resumo da Campanha Salarial 2018. “Esse ano enfrentamos uma das campanhas salariais mais difíceis. Graças a reforma trabalhista, os patrões querem tirar tudo: salário, dinheiro e dignidade. Por isso, nós trabalhadores nos organizamos e já estamos com quase 30 dias de greve. Só assim as negociações das Convenções Coletivas de Trabalho andaram. A vitória dos comerciários estará sempre ligada à participação e união ao Sindicato”, afirmou Marcelo.

Diretores Marcelo Black e Edson Machado apresentaram o acordo para categoria

Entenda a diferença – A Convenção Coletiva de Trabalho, ou CCT, é firmada entre o sindicato dos trabalhadores e os dos patrões para estabelecer as regras nas relações de trabalho em todas as empresas de uma determinada categoria. Já o Acordo Coletivo de Trabalho, ou ACT, é firmado diretamente entre o sindicato dos trabalhadores e um empregador específico, para reger as condições de trabalho somente nessa mesma empresa.

“Cansadas da enrolação dos sindicatos patronais, algumas empresas escolhem fazer acordos em separado. A gente avalia o que é melhor, apresenta a proposta aos trabalhadores e foca sempre em garantir a valorização dos funcionários, com melhores salários, condições de trabalho e garantia de direitos”, destacou a presidenta interina do Sindicato, Alexsandra Nogueira.