Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Menu Menu

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Notícias

Teste de Covid-19 para comerciários

Os trabalhadores do comércio finalmente poderão fazer exames gratuitos para Covid-19. Foi sancionada a Lei 8.980/20, que autoriza o governo do estado a disponibilizar testes rápidos para os comerciários.

covid

Para implementar a lei, o governo estadual deverá firmar convênios com a Fecomércio, com o Sindicato dos Comerciários e outras entidades representativas do setor. Pela lei, caberá ao governo divulgar os locais de testes rápidos e horários que o serviço será oferecido.

“Essa é uma medida positiva. Os comerciários estão expostos diariamente ao coronavírus, seja nos supermercados que nunca fecharam ou nas demais lojas que foram reabertas. É importante que cada trabalhador possa fazer esse teste, que vai ajudar as autoridades de saúde a acompanharem a evolução da doença e tomar as medidas de segurança necessárias, como afastar aqueles que forem diagnosticados com Covid.”, afirma Márcio Ayer, presidente do Sindicato dos Comerciários. 

“Vamos procurar as entidades patronais para que esses testes estejam disponibilizados rapidamente para um maior número possível de comerciários”, finaliza Márcio Ayer.

Para fazer o teste, será necessário o consentimento e a apresentação do documento de identificação, a credencial de comerciário ou a carteira de trabalho, comprovando o vínculo empregatício.

Denúncias sobre a pandemia

O canal da Covid-19 do Sindicato continua funcionando. Por ele, é possível fazer denúncias por WhatsApp (21) 96465-5930 ou pelo e-mail covid19@secrj.org.br, com o anonimato garantido. Através desses contatos os comerciários poderão informar sobre óbitos, trabalhadores doentes e com sintomas. 

O Sindicato também recebe denúncias de descumprimento das normas de segurança, como aglomeração, falta do uso de máscaras e materiais de higiene, a distância entre as pessoas e assédio.