Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Menu Menu

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Notícias

Supermercado é interditado após denúncia do SECRJ

Mercado-InterditadoA equipe do Setor de Denúncias do SECRJ foi acionada para verificar o descumprimento das normas coletivas para funcionamento no feriado do Dia do Trabalhador (1º de maio) do supermercado Ouro Market, em Campo Grande. Aos funcionários não teriam sido garantidos o adicional de 100% sobre as horas trabalhadas e outros direitos previstos na convenção coletiva do comércio varejista de gêneros alimentícios.

A equipe atirou no que viu e acertou no que não viu. Chegando ao local, constatou total falta de higiene e estrutura no refeitório e banheiros dos funcionários, nos quais a sujeira era total e foram encontrados, inclusive, insetos e roedores. Uma nova denúncia foi encaminhada à Vigilância Sanitária municipal, que após intimar o supermercado por duas vezes, determinou esta semana a interdição do estabelecimento até que as exigências de higiene e estrutura sejam cumpridas.

Quanto ao descumprimento das condições para o funcionamento no feriado, o SECRJ ainda aguarda manifestação da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego.

Denuncie! – “Muitos comerciários do Rio trabalham em situações que beiram a indignidade, numa agressão ao bom senso e às leis trabalhistas. Vamos intensificar as ações de fiscalização para acabar com esses abusos. É importante que os trabalhadores saibam que agora há um Sindicato para exigir os seus direitos”, disse o diretor jurídico do SECRJ, Edson Machado. Ele acrescentou que a participação dos comerciários é fundamental: “O comerciário que está tendo problemas com a empresa, ou trabalha em condições inadequadas, não pode ficar calado. É preciso denunciar”, disse.

Para apresentar uma denúncia não é preciso se identificar. Basta relatar o problema e informar o nome, endereço e CNPJ da empresa. As queixas podem ser encaminhadas pelo email denuncia@secrj.org.br, pelo telefone (21) 3266-4104 ou pessoalmente no Setor de Denúncias, no 7º andar da Sede do Sindicato.