Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Menu Menu

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Notícias

Sofreu racismo? Denuncie!

Hoje é o Dia Internacional contra a Discriminação Racial. A data inspirou a criação da campanha “21 dias de ativismo contra o racismo” no Rio de Janeiro, que  é uma série de atividades que acontecem  entre os dias 6 e 27 de março  para estimular discussões sobre preconceito racial e manter vivas as lutas e conquistas da população negra.

“O dia é importante pra lembrar que precisamos estar sempre alertas. Aqui no Sindicato, uma comerciária do supermercado Mundial nos procurou para denunciar a fala racista do médico da empresa, que a chamou de ‘negrinha’! Nosso Departamento Jurídico imediatamente entrou em ação; a trabalhadora conversou com uma das nossas psicólogas e o médico acabou sendo afastado. São nessas ações que a gente vai combatendo o racismo no dia a dia”, relembra o presidente do Sindicato, Márcio Ayer.

Racismo no Brasil – É considerado crime inafiançável e imprescritível, enquanto a injúria racial tem pena máxima de três anos e permite fiança. A injúria está ligada à agressão verbal, quando uma pessoa quer humilhar a outra por causa de sua raça e sua cor. Mas é importante botar a boca no trombone!

“Denunciar racismo é um ato de resistência! Não podemos ficar calados diante do ódio ao povo negro. Pessoas morrem, têm salários menores, enfim, são sempre marginalizadas e tidas como um povo inferior. O tempo da escravidão acabou!”, atenta o diretor Marcelo Black, membro do Coletivo de Igualdade Racial do Sindicato.