Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Menu Menu

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Notícias

Sindicato reúne cipeiros na Fazenda dos Comerciários

 O Sindicato reuniu, pela primeira vez, cipeiros do comércio para um encontro de formação. Participaram do evento os representantes dos trabalhadores eleito em seus locais de trabalho para as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes – CIPA. O objetivo do evento foi fortalecer ainda mais as ações do Sindicato na luta em defesa da saúde do trabalhador e melhorias no ambiente de trabalho. 

Segundo Márcio Ayer, presidente do Sindicato dos Comerciários, o encontro foi um compromisso da gestão, e mostra o amadurecimento da diretoria com o aprofundamento das formas de organização dos trabalhadores. “É preciso que os comerciários conheçam mais sobre a atuação da CIPA e saibam como ela pode contribuir com a segurança e a saúde dos trabalhadores. O encontro ajudou na formação e também foi espaço privilegiado para o Sindicato se aprofundar nos dilemas da atuação dos cipeiros no local de trabalho”, destaca Márcio Ayer.

O evento foi realizado nos dias 26 e 27 de outubro, na Fazenda dos Comerciários em Paty do Alferes. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o papel das CIPAs e também aproveitar o final de semana de sol para conhecer a Fazenda dos Comerciários. 

Formação em destaque – O ponto alto da programação foi a palestra do técnico de segurança do trabalho, Rafael Nogueira, que tem larga experiência na formação e construção de CIPAs. Além de aprofundar o conhecimento dos participantes sobre o papel dos representantes dos trabalhadores na Cipa, Rafael também abordou questões importantes sobre saúde e segurança do trabalho. 

“O cipeiro do comércio pode potencializar ainda mais sua atuação na prevenção de acidentes porque conta com um Sindicato forte e que defende sua categoria. Essa é uma parceria importante no crescimento das CIPAs, o representante sai fortalecido tendo o Sindicato ao seu lado e, com isso, tem condições de evitar o assédio no cotidiano da CIPA,” destacou o técnico de segurança do trabalho, Rafael. 

Comissão de Cipa – O evento foi organizado pela Comissão de CIPA do Sindicato composta por Daniele Moretti e Paulo Henrique, que são diretores da entidade. Segundo a diretora Daniele, a comissão tem desempenhado um papel de defender os comerciários e seus representantes nas CIPAs e esse encontro coroou o trabalho que vem sendo feito. “Sabíamos que era difícil, mas continuamos nosso trabalho e conseguimos realizar um evento vitorioso. Aqui os cipeiros puderam conhecer o Sindicato e ter a certeza de que estamos juntos com eles”, destacou a diretora.  

Para o diretor Paulo Henrique, essa ação também mostra o quanto a CIPA é importante para o Sindicato e para os comerciários. “Não é um tema secundário, uma ação do cipeiro pode salvar a vida de um companheiro de trabalho. Temos que trabalhar juntos, cipeiros e sindicato, aprender mais uns com os outros, a Comissão de CIPA do Sindicato não vai tardar em promover novas atividades para fortalecer e formar os representantes dos trabalhadores nas CIPAs,” finaliza o diretor.  

Tem CIPA na sua empresa? – Se na sua empresa ainda não tem CIPA, tá na hora de criar e a Comissão de CIPA do Sindicato pode te ajudar. Agora, se já tem, você pode procurar também a Comissão, que vai dar todas as dicas para que sua participação seja decisiva na defesa dos direitos dos comerciários. Segurança em primeiro lugar!