Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Menu Menu

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Notícias

Sindicato recebe evento cultural Emergências

Entre os dias 7 e 13 de dezembro, pensadores, ativistas, artistas, produtores culturais, gestores e agentes políticos de todo o mundo vão participar, no Rio de Janeiro, do evento Emergências, promovido pelo Ministério da Cultura. A sede do Sindicato dos Comerciários do Rio está na programação. No dia 9 (quarta-feira), às 19h, o Sindicato vai receber a pré-estreia do documentário Osvaldão, que conta a história do comandante da Guerrilha do Araguaia, que será seguida de debate com os diretores Vandré Fernandes e Ana Petta.

No dia seguinte (10/12, quinta-feira), às 10h, o Sindicato será o palco da roda de conversa “Juventude, Cultura e Trabalho”, que contará com a participação de João Batista Lemos (Federação Sindical Mundial), MV Hemp (rapper e produtor cultural), Luisa Barbosa (doutora em Sociologia/UFRJ) e Eduardo Balán (sindicalista e membro do Cultura Viva Comunitária). O presidente do Sindicato, Márcio Ayer, além de participar da mesa de Osvaldão, também será o mediador desta roda de conversa.

“A cultura é um ótimo caminho para debatermos as opressões a que estamos submetidos no dia a dia. As mais variadas linguagens da produção cultural despertam indignação e dão fôlego à luta dos trabalhadores. E o Sindicato dos Comerciários do Rio está empenhado na conquista de corações e mentes na luta contra a opressão no ambiente de trabalho!”, afirma Márcio Ayer.

Objetivos do Emergências Pensar a cultura na centralidade das lutas pela ampliação dos direitos e entender as mudanças no campo da política, dos comportamentos, da economia, das artes, além de debater a emergência de novos modelos de sociabilidade. Nesse sentido, o evento se propõe a reunir coletivos, indivíduos e redes que entendem que a mudança só virá a partir de uma transformação cultural e de mentalidade baseada no respeito à diversidade e num ‘reencantamento’ da política.

Sinopse do filme Osvaldão foi um guerrilheiro marxista brasileiro e um dos principais líderes da Guerrilha do Araguaia, ocorrida na região Norte do país na década de 1970. Membro do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), foi obrigado a viver na clandestinidade depois do golpe militar de 1964 por conta de sua militância política.

Serviço

O Sindicato dos Comerciários no Emergência

Dia 9/12, às 19 Exibição do documentário Osvaldão, seguido de debate com os diretores

Dia 10/12, às 10h Roda de conversa “Juventude, Cultura e Trabalho”

Endereço: Rua André Cavalcanti, 33 Bairro de Fátima