Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Menu Menu

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Notícias

Proteja-se! Sindicato continua fiscalizando reabertura dos shoppings

A direção do Sindicato dos Comerciários continua fiscalizando o retorno do funcionamento dos shoppings. Nesta terça-feira, dia 16, o Rio Sul, em Botafogo, reabriu suas lojas e o Sindicato esteve no local para e garantir que todos os cuidados estão sendo tomados para a segurança dos trabalhadores.

reabertura

“O mais importante é garantir a saúde dos comerciários que estão voltando ao trabalho. Passamos em todas as lojas para conversar com os trabalhadores e verificar se os patrões estão fornecendo todos os equipamentos de segurança. Mas a nossa preocupação não é apenas dentro dos estabelecimentos, pois é preciso que a prefeitura do Rio cuide do transporte público, que continua lotado, para que não seja foco de transmissão do vírus. Além disso, têm comerciárias com dificuldades para deixar seus filhos em casa, já que as creches continuam fechadas”, alerta Márcio Ayer, presidente do Sindicato dos Comerciários do Rio.

O Sindicato também conversou com os comerciários e as comerciárias para verificarem seus contratos de trabalho, pois muitos tiveram redução de salário e de jornada ou tiveram o contrato suspenso. Todos os direitos garantidos na convenção coletiva continuam valendo, já que o acordo com os patrões foi prorrogado. “A convenção coletiva garante todos os direitos dos trabalhadores. Por isso, foi válido a gente prorrogar o acordo e manter todas as nossas conquistas”, lembra Márcio Ayer.

Fiscalização continuará

Dentro do shopping, os funcionários estavam de máscara e com álcool em gel disponível. Algumas lojas também forneceram o protetor facial, um pedido que o Sindicato também tem feito aos patrões, pois diminui ainda mais o risco de contágio. Na entrada do Rio Sul havia medição de temperatura.   

A direção do Sindicato continuará fiscalizando os shoppings para verificar se todas as medidas de segurança, com fornecimento dos equipamentos de proteção, estão disponibilizados para os comerciários.

O canal exclusivo da Covid-19 do Sindicato continuará funcionando enquanto durar a pandemia. Por ele, é possível fazer denúncias por WhatsApp (21) 96465-5930 ou pelo e-mail covid19@secrj.org.br, com o anonimato garantido. Através desses contatos os comerciários poderão informar sobre óbitos, trabalhadores doentes e com sintomas. O Sindicato também receberá denúncias de descumprimento das normas de segurança, como aglomeração, falta do uso de máscaras e materiais de higiene, a distância entre as pessoas e assédio.

Leia também: Sindicato fiscaliza shopping na volta ao trabalho