Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Menu Menu

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Notícias

Sindicato propõe acordo nacional contra gigantes do varejo

Sindicato propõe acordo nacional para gigantes do varejo

O presidente do Sindicato, Márcio Ayer, esteve em Brasília com lideranças de todo país representando os comerciários do Rio. Já de olho na Campanha Salarial de 2018, foi montada uma pauta para reivindicar melhores condições de trabalho que vai começar pelas grifes Marisa, Riachuelo e C&A, além do supermercado Wallmart. A expectativa do encontro – que aconteceu nesta terça-feira (27/3) na Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio (CNTC) – é firmar acordos nacionais para resolver problemas que se repetem em filiais de todo país.

Dentre as reivindicações estão:

  • auxílio creche para todos os trabalhadores e trabalhadoras com filhos até 6 anos de idade;
  • licença maternidade de 180 dias e paternidade de 20 dias;
  • redução da coparticipação nos planos de saúde;
  • cesta básica;
  • auxílio alimentação ou refeição diário no valor de R$ 15;
  • pagamento PLR para todos os trabalhadores;
  • adicional de periculosidade de 30% para fiscal de loja e patrimônio.

Para garantir que nenhum trabalhador será lesado há ainda uma cláusula que exige a homologação de rescisão contrato no Sindicato para trabalhadores com mais de um ano, além de acesso livre do Sindicato para distribuição de material informativo nas lojas.

“Quando a gente firma acordos dessa dimensão, envolvendo centenas de lojas, temos mais chances de sairmos vitoriosos, porque a pressão dos sindicatos é ainda maior. Já estamos também há um tempo estudando formas de proteger os trabalhadores dos efeitos da reforma trabalhista. Nossa Campanha Salarial deste ano está batendo à porta, então, quanto mais garantias tivermos, mais protegidos vão estar nossos salários e direitos”, comentou o presidente Márcio.