Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Menu Menu

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Notícias

Sindicato presente na Feira Rosa para alertar sobre os riscos de câncer nas mulheres

A Praça XV foi ocupada pela Feira Rosa: Saúde da Mulher, neste último dia de outubro, em evento organizado pela Alerj e que contou com a participação do Coletivo Margaridas do  Sindicato dos Comerciários do Rio, CTB e diversas outras entidades. No local, as pessoas receberam informações e orientações sobre a prevenção ao câncer. 

Uma aula pública, organizada pela CTB, a União Brasileira de Mulheres (UBM) e o Coletivo Margaridas, tomou conta da praça, onde a Enfermeira do INCA, Maria Beatriz Kneeupp, falou sobre a importância da prevenção.

A feira marcou o fim das atividades do Outubro Rosa, mês que chama atenção para os casos de câncer de mama entre as mulheres. No Brasil, são estimados quase 60 mil novos casos de câncer de mama entre elas, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). 

Por isso, cuidado e prevenção são necessários para as comerciárias, que precisam realizar periodicamente os exames. A possibilidade da doença aumenta nas mulheres a partir dos 40 anos. Abaixo desta idade, a ocorrência é menor. Já a partir dos 60 anos o risco é 10 vezes maior.

Na Feira Rosa, a diretora Rosângela Rocha, do Coletivo Margaridas do Sindicato dos Comerciários do Rio, destacou a importância do cuidado que as comerciárias devem tomar: “além da jornada de trabalho, muitas vezes recai sobre as mulheres o cuidado com a casa e os filhos, e sobra pouco tempo para cuidarmos de nós mesmas. Mesmo assim é muito importante que cada trabalhadora tome todos os cuidados e procure sempre o seu médico”.

Também participaram da Feira Rosa o Conselho Regional de Enfermagem (Coren), Conselho Regional de Radiologia, Conselho Regional de Odontologia e o INCA.

O Sindicato oferece diversas especialidades médicas na sede e subsede para as comerciárias sindicalizadas e conta com o atendimento em Ginecologia em dois lugares:

-Subsede Campo Grande – R. Iaçu, 74 (próximo a rodoviária). Tel: 2413-4388 / 3251-0787.

-Subsede Miguel Pereira – Av. Roberto Silveira, 115/ 207. Tel: (24) 2484-2671.