Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Menu Menu

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Notícias

Sindicato não aceita lojas abertas na Segunda de Carnaval

Imagem: Agência Brasil

Imagem: Agência Brasil

O Sindicato dos Comerciários levou à Superintendência Regional do Trabalho (SRTE) a discussão sobre a abertura ou não do comércio na Segunda-feira de Carnaval. Foi marcada na próxima quinta-feira (09/02) uma Mesa Redonda para superar o impasse entre trabalhadores e as empresas que pretendem abrir as portas nesse dia. Pois além de ignorar o direito dos comerciários ao descanso e ao lazer, esses patrões desconsideram a segurança dos funcionários e as dificuldades de locomoção pela cidade durante os dias de folia.

“Trabalho no escritório em cima da loja já há quase três anos. Ontem fui informada que o patrão quer abrir na Segunda de Carnaval, como nunca havia acontecido antes. Tem Carnaval nas ruas do bairro, poxa! Isso é correto?”, perguntou pelo Facebook do Sindicato a comerciária R.M., que trabalha em Madureira. Em resposta, o Sindicato esclarece que é CONTRA a abertura das lojas nessa data. Uma nota de repúdio foi enviada aos sindicatos patronais e administradoras de shoppings para exigir a não-abertura das lojas.

“O comércio do Rio nunca abre na segunda-feira de Carnaval. O acordo é antigo e a maioria dos donos de lojas da cidade nem mesmo se anima de abrir nesse dia. Só que esse ano algumas empresas sem noção querem estragar a festa.  Não são verdadeiros cariocas, pois não conhecem o espírito da cidade. Sem falar nos patrões caras de pau que estão dizendo que têm acordo com o Sindicato para abrir. Isso é mentira! Dizem também que a folga na Segunda de Carnaval é apenas uma compensação pelo trabalho extra nas maratonas de vendas na época do Natal, que ano passado não teriam acontecido. Ora, problema deles se não vieram formalizar as maratonas com o Sindicato, porque a gente sabe, por denúncias, que elas aconteceram. Aliás, estamos investigando isso e também vamos cobrar providências junto à SRTE. Se isso aconteceu na sua loja, denuncie pra gente!”, explica o presidente do Sindicato, Márcio Ayer.

Outros dias de folia – Márcio informa ainda que nos próximos dias, junto com outros diretores do Sindicato, vai aos principais centros comerciais da cidade para levar a posição da entidade aos comerciários e também aos donos de lojas. As visitas serão informadas pelos canais de comunicação do Sindicato, para que os trabalhadores possam engrossar o coro e aumentar a pressão sobre os patrões.

Quanto aos demais dias de Carnaval, o Sindicato esclarece que na terça-feira é FERIADO e o comércio está proibido de abrir. A exceção é para os supermercados (embora muitos por costume não abram), que poderão funcionar desde que concedam aos funcionários adicional de 100% sobre as horas trabalhadas, jornada máxima de 8h, passagem casa-trabalho-casa e folga em até 30 dias após o feriado. Já na Quarta-feira de Cinzas (29/02), que NÃO é considerada feriado, o comércio poderá abrir normalmente a partir do meio-dia.

Denúncia Fique de olho! Se o patrão desrespeitar seus direitos, faça uma denúncia para que a fiscalização vá a sua loja. O nosso Setor de Denúncias ganhou um canal exclusivo. Lá você consegue relatar o problema em um formato muito mais simples e rápido. Segue o endereço: http://secrj.org.br/denuncias/ As denúncias são anônimas e sua identidade será mantida no mais absoluto sigilo.