Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Menu Menu

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Notícias

Sindicato joga duro com a Aquamar

Reprodução do Facebook

Reprodução do Facebook

Em reunião realizada na manhã dessa quarta-feira (6), a direção do Sindicato dos Comerciários do Rio confrontou os representantes da rede de moda feminina Aquamar com uma série de denúncias apresentadas anonimamente pelos funcionários da empresa. Dentre elas estão descontos irregulares pelos uniformes, utilização ilegal do banco de horas, não pagamento de horas extras, trabalho sem folga, não aceitação de atestado médico e, principalmente, o assédio moral. A empresa negou as irregularidades e se comprometeu a averiguar possíveis práticas abusivas em suas lojas.

Segundo o diretor jurídico do Sindicato, Edson Machado, é prática no comércio que a direção da empresa pressione os gerentes por resultados e que essa pressão seja repassada aos trabalhadores na forma de assédio moral. “Os representantes garantiram que esse tipo de prática não faz parte da política da empresa e que os gerentes serão orientados a não mais descontar pelos uniformes, assegurar as folgas e respeitar a jornada de trabalho. Nosso voto de confiança vai só até aqui. As trabalhadoras e trabalhadores devem continuar a fazer as denuncias para que o Sindicato atue caso as irregularidades persistam,” alerta o diretor.

Para Edson, o principal objetivo da reunião foi mostrar à empresa que os comerciários não estão mais sozinhos, pois agora têm um sindicato para defender seus direitos. “Não vamos aceitar assédio moral e nem descumprimento da legislação trabalhista. As comerciárias e comerciários  precisam ser respeitados, e o Sindicato está aqui para acolher as reclamações e lutar por seus direitos”, destacou o dirigente. Ele informa que outros problemas atribuídos à empresa voltarão a debatidos em uma próxima reunião, marcada para o dia 1º de agosto.