Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Menu Menu

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Notícias

Sindicato fecha o ciclo de ações do Outubro Rosa

Roda de conversa sobre Outubro Rosa na subsede de Campo Grande do Sindicato dos Comerciários

Roda de conversa sobre Outubro Rosa na subsede de Campo Grande do Sindicato dos Comerciários

Durante todo o mês de outubro, o Sindicato realizou uma série de ações para conscientizar a categoria comerciária sobre a importância da prevenção ao câncer de mama. Foram iniciativas para dar visibilidade ao tema, incentivar o autoexame feminino e estimular o debate em torno desta doença que todos os anos atinge milhares de mulheres brasileiras.   

Na última sexta-feira (23), o Sindicato promoveu uma roda de conversa sobre o câncer de mama na sede da entidade. Participaram funcionárias e formadoras de opinião, que ficaram encarregadas de repercutir a discussão em suas redes. Com o mesmo objetivo, o Núcleo de Assistência Sindical de Campo Grande também cedeu espaço para a roda de conversa, que contou com a participação da representante da Secretaria Municipal de Saúde, Irenice Pereira, que sensibilizou comerciárias da região sobre a importância do autoexame, além de orientá-las sobre iniciativas gratuitas para a realização da mamografia.

Mamógrafo Durante todos os eventos relacionados à campanha mundial Outubro Rosa, o Sindicato vem informando as participantes sobre o mamógrafo móvel, cedido pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Alerj, que vai ficar estacionado até a próxima sexta-feira (30/10) no Parque Madureira para realizar exames gratuitos de mamografia. O atendimento é das 8h às 18h. Para fazer o exame não precisa agendar, basta a mulher estar de posse do encaminhamento de qualquer unidade de saúde.

“O Sindicato dos Comerciários vem dando visibilidade ao tema, por meio de nossas mídias sociais e das palestras feitas para mobilizar as comerciárias para a realização da mamografia”, informou a vice-presidenta do Sindicato, Sandra Nogueira.

Histórico O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a conscientização sobre a doença e compartilhar informações para sua prevenção.

“Precisamos dar visibilidade ao tema e sempre lembrar às mulheres da importância do autoexame. A prevenção é muito importante, por isso não as trabalhadoras não devem deixar de realizar consultas periódicas com o ginecologista”, alerta a diretora de Políticas Sociais, Rosangela Rocha.