Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Menu Menu

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Notícias

Comerciários de volta às manifestações democráticas

rua8Há pelo menos 48 anos a bandeira do Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro não tremulava nas grandes manifestações da vida democrática do país. Ontem foi diferente. Em grande número, com faixas e bandeiras, os comerciários tiveram uma presença marcante no ato em defesa da democracia, da ampliação dos direitos e contra o ajuste fiscal que reuniu milhares de trabalhadores no Centro do Rio.

Organizada pelas centrais sindicais, partidos políticos de esquerda e movimentos sociais, a atividade começou por volta das 14h, com diversas intervenções culturais. Às 17 horas, quando os manifestantes já lotavam a Candelária, o ato saiu em passeata pela Avenida Rio Branco, trajeto histórico dos movimentos sociais cariocas, entoando palavras de ordem pró-democracia, denunciando a ofensiva golpista promovida por diversos setores da direita conservadora.

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), a qual o SECRJ é filiado, compareceu em massa. Com muitas críticas à política de ajuste fiscal e empunhando a bandeira da taxação das grandes fortunas, os cetebistas foram às ruas se unir ao coro em defesa da democracia e contra o golpe. Nas palavras de Ronaldo Leite, presidente da CTB-RJ, “Hoje, a juventude, os trabalhadores e o povo do Rio de Janeiro está nas ruas consolidando um ato nacional em defesa da liberdade democrática, contra o golpe e exigindo que os ricos paguem a crise. Esse ato está mostrando que para combater a ofensiva conservadora é necessária uma mobilização dos trabalhadores e é por isso que as centrais sindicais estão tomando as ruas do Rio de Janeiro”.

rua rua12 rua11 rua8 rua7 rua4

Com informações do site da CTB-RJ

Imagens: Thais Alvarenga/ SECRJ