Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Menu Menu

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Notícias

SECRJ informa direitos de quem vai trabalhar na promoção Ponto Mix

Os diretores Douglas de Freitas e Renato Bernardino durante a visita ao NorteShopping

Os diretores Douglas de Freitas e Renato Bernardino durante a visita ao NorteShopping

Na próxima sexta-feira (31/7) e sábado (1/8), o NorteShopping vai promover o evento de vendas Ponto Mix, no qual as lojas vão permanecer abertas em horário diferenciado, até às 23h. Diretores e sindicalizadores do SECRJ percorreram na manhã desta quinta-feira (30) todas as lojas do shopping para esclarecer os comerciários sobre os direitos de quem vai trabalhar na promoção.

“A convenção coletiva de trabalho firmada entre o SECRJ e o Sindicato dos Lojistas estabelece o pagamento de hora extra e adicional noturno a todos os funcionários que, efetivamente, trabalharem neste horário estendido. No entanto, a desorientação é grande. Muitos comerciários não sabiam dos seus direitos. Mas agora está bem claro para todos que, quem for desrespeitado, pode procurar o Sindicato porque não está mais sozinho na caminhada”, comentou o diretor Douglas de Freitas, que contou ainda com a participação dos diretores Renato Bernardino e Vinícius Moraes.

O grupo aproveitou a oportunidade para convocar os comerciários à Assembleia Geral que será realizada nesta quinta-feira. “Ouvimos muitas queixas sobre as jornadas de trabalho, banco de horas e pagamento de horas extras. O pessoal ficou empolgado com a presença do Sindicato e vários se animaram a participar da Assembleia”, contou o diretor Renato.

Como calcular – Para fazer o cálculo das horas extras, quem trabalha 8 horas diárias deve dividir o valor bruto do salário por 220. O resultado será o valor sua hora de trabalho que, no caso do trabalho noturno após às 22h, deve ser acrescido de 50% de hora extra e 20% de adicional noturno. Quem trabalha 6 horas diárias deve fazer o mesmo cálculo, utilizando como divisor o número 180. Para esclarecer dúvidas, vale uma consulta ao Departamento Jurídico do SECRJ pelo telefone (21) 3266-4168.

Denúncias – Caso você perceba que foi desrespeitado em seus direitos, não fique calado! Denuncie! Não é preciso se identificar, basta relatar o problema e informar o nome, endereço e o CNPJ da empresa. Pode ser pelo email denuncia@secrj.org.br, pelo telefone (21) 3266-4104 ou pessoalmente no Setor de Denúncias, na Sede do Sindicato.