Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Menu Menu

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Notícias

Regulamentação da votação eletrônica em urna virtual – Eleições do SECRJ

O SECRJ contratará empresa de Tecnologia de Informática para desenvolver o sistema de votação à distância. A equipe da empresa contratada, em conjunto com a Comissão Eleitoral e representante da chapa inscrita, promoverá testes de apresentação do sistema de votação eletrônica aos mesmos visando garantir a segurança do pleito.

A empresa de tecnologia responsável pelo Sistema eletrônico de votação, em conformidade com o instrumento contratual firmado com o SECRJ, deverá garantir hospedagem segura e criptografada para todo o sistema, utilizando para tanto o certificado de segurança SSL.

Regulamentação

Art. 1º. Para a votação na urna virtual, a Comissão Eleitoral se utilizará dos meios necessários para que todos os associados tenham acesso ao sistema de votação e tenham garantidos o sigilo do voto e a lisura do processo.

Art. 2º. Em 07 e 08 de abril de 2020, dias da votação, a Comissão Eleitoral, reunida na sede do SECRJ, e com a presença de um representante da chapa inscrita para as eleições, procederá à abertura do processo de votação eletrônica online.

  • 1º. A chapa inscrita poderá indicar 1 (um) fiscal, que seja eleitor, para acompanhar a eleição desde o início, até final proclamação do resultado, devendo ser entregue a respectiva credencial à Comissão Eleitoral, na sede do SECRJ, até as 17h do dia 06 de abril de 2020.
  • 2º. Em dia de votação, nos dias 07 e 08 de abril de 2020, os trabalhos terão a duração de 11 (onze) horas, ininterruptamente, com início às 06h e término às 19h.
  • 3º. Antes de iniciados os trabalhos, a Comissão Eleitoral certificará a regularidade do sistema e a inexistência de registros de votos, também na presença do representante da chapa inscrita para o processo eleitoral.

Art. 3º. O voto será exercido de forma secreta, por todos os associados aptos a votarem pelo sistema de votação eletrônica online.

Art. 4º. O voto será lançado pelo eleitor utilizando-se de login e senha pessoais, intransferíveis e restritos a seu uso.

  • . O login corresponderá ao número de inscrição do eleitor no Cadastro Nacional de Pessoas Físicas – CPF.
  • . A senha pessoal será fornecida pela empresa responsável pelo sistema de tecnologia de informática contratado pelo SECRJ, e será enviada, junto com o link de acesso ao sistema de votação, pela própria a todos os associados através do email cadastrado na secretaria do Sindicato dos Comerciários.
  • 3º. A senha gerada será utilizada uma única vez, não sendo acessível a terceiros que não o responsável da empresa indicado em contrato.
  • 4º.O SECRJ disponibilizará meios para que seja criado um canal oficial de whatsapp para recuperação da senha pessoal, mediante confirmação de dados cadastrais do sócio.

Art. 5º. O eleitor, para iniciar a votação, deverá acessar o campo próprio no sítio eletrônico do Sindicato, ou o link enviado pelo whatsapp cadastrado, preenchendo seus dados de login e senha para acessar o sistema eleitoral.

Art. 6º. Devidamente logado, deverá escolher a opção relacionada ao pleito de votação que pretende exercer em seu voto.

Art. 7º. O eleitor poderá votar na chapa cuja candidatura foi homologada, e cujos dados constarão na cédula disponibilizada na página do sistema online de eleição, e, em seguida, confirmar sua opção para o registro de seu voto.

Art. 8º.Para votar em branco, o eleitor deverá deixar de assinalar qualquer opção na cédula apresentada na página de votação e, em seguida, confirmar sua opção para o registro de seu voto.

Art. 9º. Para votar nulo, o eleitor deverá assinalar a opção própria e, em seguida, confirmar sua opção para o registro de seu voto.

Art. 10. Encerrada a votação, a apuração será pública e realizada pela Comissão Eleitoral, também através do sistema eletrônico, com login e senha reservados à empresa contratada que deverá, então, fornecer o relatório completo da apuração.

Parágrafo único. O relatório mencionado no caput deste artigo deverá conter, obrigatoriamente, o horário de abertura da votação e de seu encerramento, bem como a relação de votantes e não votantes, além da quantidade de votos válidos para cada uma das chapas, votos em branco e votos nulos.

Art. 11. Ao final, emitido o relatório de apuração e contabilizados os votos, a Comissão Eleitoral proclamará o resultado e consignará em ata as ocorrências havidas.

Rio de Janeiro, 30 de maço de 2020

A Comissão Eleitoral