Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Menu Menu

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Notícias

Racismo é crime. Não se cale, denuncie!

A comerciária Janine Oliveira, de 27 anos, funcionária da Rosa Chá, no shopping Leblon, denunciou que a gerente da loja em que trabalha a chamou de escrava. A diretora de Promoção de Igualdade Racial do Sindicato, Darlana Santiago, entrou em contato com Janine para prestar solidariedade. O Sindicato dará toda assistência necessária.

racismo

Jornal Extra – 27/08/2020

A ocorrência foi registrada na 14° DP do Leblon. Segundo Janine, a ofensa ocorreu no dia 14 de julho, quando ela foi chamada de escrava em uma reunião com outros funcionários. Em entrevista, ela disse que resolveu fazer a denúncia, pois não poderia aceitar a situação ocorrida. “É hora de abrir a boca e expor o racismo”, disse.

Apesar de em um primeiro momento continuar trabalhando na loja, Janine disse que o ambiente ficou desconfortável, que começou a ter crise de ansiedade e agora está afastada da loja.

Segundo ela, esse não foi o primeiro caso de racismo que sofreu. Em outra lugar que trabalhava, Janine disse que a gerente tinha preconceito com o seu cabelo.

Sofreu racismo? Denuncie em www.secrj.org.br/denuncias. Caso prefira, envie um email para denuncia@secrj.org.br ou mande mensagem para (21) 96424-3770. A denúncia é anônima.

Além de uma diretoria que trata das ações de combate ao racismo, o Sindicato conta com um coletivo que debate temas ligados aos casos de preconceito e ações de promoção de igualdade no comércio.

Leia também: Coletivo de Igualdade Racial debate racismo no trabalho