Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Menu Menu

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Notícias

Nossos direitos continuam valendo, mesmo com a Portaria sobre trabalho aos domingos e feriados

A Portaria SEPREVT 604/19 assinada pelo governo federal, que trata do trabalho aos domingos e feriados, não está acima da Convenção Coletiva dos comerciários. O que está na convenção deve ser cumprido na sua integralidade. Caso ocorra algum desrespeito à convenção, o departamento jurídico do Sindicato está pronto para agir através da justiça, como já fez em outros momentos e foi vitorioso.

“A Portaria não está acima das Leis Trabalhistas e nem mesmo da Lei 12.790/13, que regulamenta a profissão de comerciário.  Por isso, não perdemos nenhum dos nossos direitos de domingos e feriados. Na legislação trabalhista o negociado vale mais que o legislado, assim nossa convenção coletiva tem força de lei. Vamos cobrar o cumprimento de todos as cláusulas, não podemos abrir mão de nenhum direito.”, declara o presidente do Sindicato dos Comerciários do Rio, Márcio Ayer.

Além disso a Lei 12.790/13, no seu Art. 3º diz que a jornada normal de trabalho dos empregados no comércio é de 8 (oito) horas diárias e 44 (quarenta e quatro) semanais. E só pode ser  alterada mediante convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho, estabelecido no caput deste artigo.

Inclusive, o sindicato patronal (Sindilojas-Rio) informou aos donos de lojas para respeitar as normas da convenção coletiva. Segundo o parecer jurídico dos patrões, a Portaria não pode estar acima das leis e que continua valendo o que está na convenção coletiva vigente.

O patrão retirou algum direito? Faça uma denúncia! Pode ser pelo nosso site secrj.org.br/denuncias, pelo email denuncia@secrj.org.br, pelo telefone (21) 3266-4104 ou pessoalmente no Setor de Denúncias, aqui na Sede do Sindicato (R. André Cavalcanti, 33 – Lapa). Não é preciso se identificar.