Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Menu Menu

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Notícias

Pequenos estabelecimentos também estão na mira

tem tudo

As fiscalizações realizadas nas grandes lojas do comércio são as que acabam recebendo maior destaque na imprensa e nos canais de comunicação do próprio Sindicato. A equipe do Setor de Denúncias, no entanto, também está atenta às reclamações enviadas por trabalhadores dos estabelecimentos de médio e pequeno porte. Um exemplo é a ação de fiscalização realizada recentemente na empresa Bazar Quase Dois LTDA (Bazar Tem Tudo), localizada no Largo de Santa Rita, Centro do Rio, e que conta com oito funcionários.

Diligência realizada pelo Sindicato há duas semanas encontrou péssimas condições de trabalho no estabelecimento, como falta de ventilação, inexistência de assentos para os funcionários que trabalham de pé, parte elétrica precária e exposta, ausência de refeitório adequado, escada quebrada e portas de banheiros sem fechadura. Na semana passada, um representante da empresa compareceu ao Sindicato para prestar esclarecimentos.

Segundo ele, após a fiscalização, a empresa iniciou obras de adequação na parte do refeitório, interditou a escada e passou a fornecer vale em dinheiro, no valor de R$12,00, para o almoço dos funcionários. A empresa se responsabilizou por voltar ao Sindicato para apresentar documentação que comprove que as obras e os pagamentos da alimentação estão de fato acontecendo. Terá ainda que apresentar, num prazo de 15 dias, outros documentos para comprovar que todos os pagamentos de salários e encargos sociais da empresa estão em dia.

Verificação – “Vamos voltar à loja apara verificar se todas as adequações que exigimos foram realizadas. Assim, de pouco em pouco, vamos melhorar as condições de trabalho no comércio do Rio, não só nas grandes lojas, mas nas pequenas também. Se você é comerciário e trabalha em condições inadequadas, não fique calado. Não importa o tamanho da empresa. Procure o Departamento Jurídico ou apresente uma queixa ao Setor de Denuncias. Não é preciso se identificar, basta relatar o problema e informar nome e endereço do estabelecimento. As queixas podem ser encaminhadas pelo email denuncia@secrj.org.br, pelo telefone (21) 3266-4104 ou feitas pessoalmente na sede do Sindicato”, avisa o diretor jurídico do Sindicato, Edson Machado.

Imagem: Vinícius Guerra/ Sindicato dos Comerciários