Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Menu Menu

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Notícias

Lojistas apresentam proposta de reajuste salarial

Próxima assembleia (29/8) os comerciários irão decidir se aceitam ou não a proposta de reajuste salarial dos patrões | Foto: Dara Bandeira/Comerciários

Depois de várias rodadas de negociação e muita pressão do Sindicato, finalmente os patrões do comércio lojista vão apresentar uma proposta definitiva para a assinatura das novas convenções coletivas de trabalho (CCTs). A proposta de reajuste salarial e possíveis melhorias nas condições de trabalho serão formalizadas pelos sindicatos patronais no início da próxima semana. Para não perder mais tempo, o Sindicato dos Comerciários convoca Assembleia Geral dos Comerciários para decidir se vamos aceitar ou não as propostas que serão apresentadas. Será na próxima terça-feira (29/8), às 19 horas, na sede do Sindicato dos Comerciários.

“Foram muitas reuniões e muitas ações de rua do Sindicato para fazer os patrões entenderem que não aceitamos nem merecemos perdas de salário e de direitos. A reforma trabalhista do Temer embaralhou ainda mais o jogo. Além de ser agressiva contra nossos direitos, a nova lei é propositalmente confusa em vários pontos. Coube ao Sindicato dos Comerciários nessas últimas semanas sensibilizar os patrões sobre esses absurdos, para que pudéssemos alcançar o ponto de equilíbrio possível nesse momento de crise econômica. Por isso, não teve jeito. Muitas coisas importantes para os trabalhadores estavam em jogo, o que levou as negociações a demorar um pouco mais”, explica o presidente do Sindicato, Márcio Ayer.

Supermercados – No caso dos comerciários de supermercados, a situação é mais complicada. Com o apoio de alguns patrões, falsos sindicalistas (alguns deles empresários) criaram um sindicato pirata chamado Sind$uper. A partir daí, as negociações com os patrões de supermercados pararam. O falso sindicato ameaça assinar com as empresas um acordo secreto de convenção coletiva. “O verdadeiro Sindicato dos Comerciários está na luta na Justiça, no Ministério do Trabalho e nas ruas. Vamos impedir que esses fantoches dos patrões obriguem os trabalhadores a reviver os tempos sombrios dos Mata Roma”, declara Márcio.

O final você decideVocê quer finalmente conhecer a proposta de reajuste salarial feita pelos patrões? Participe das decisões finais da Campanha Salarial na Assembleia. “Estamos todos impacientes. Merecemos uma proposta justa nesse momento de crise e aperto pelo qual todos nós trabalhadores passamos. Por isso, é indispensável a participação de todos e todas na assembleia. Conto com a presença de vocês!”, convoca Márcio. Poderão participar da Assembleia, com direito a voz e voto, todos os associados ao Sindicato, bem como os demais trabalhadores da categoria, desde que comprovem a qualificação por meio da Carteira de Trabalho atualizada ou do último contracheque junto com carteira de identidade.

Chega junto! Sem participação, não tem conquista!

 

Assembleia Geral dos Comerciários

Pauta: validação da proposta patronal para novas convenções coletivas

Data e horário: Dia 29/8 (terça-feira), às 19h.

Local: Auditório da sede do Sindicato (R. André Cavalcanti, 33 – Lapa).