Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Menu Menu

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Notícias

Mundial melhora proposta, mas não chega aos 100%

Foto: WellingtonSantos/ComerciariosRJ

Em reunião de conciliação na Secretaria Regional do Ministério do Trabalho (SRTE), no centro do Rio, nesta quinta-feira (30/11), os representantes dos Supermercados Mundial apresentaram nova contraproposta às reivindicações dos trabalhadores. A empresa trouxe melhorias em alguns pontos; a principal delas é o aumento no valor pago para o trabalho nos feriados, que passou de R$ 30 para R$ 35, podendo agora ser utilizado em qualquer estabelecimento e não apenas nas lojas da rede. Apesar dos avanços, a empresa se recusa a retornar com o pagamento de 100% para resolver a questão.   

Para o presidente Márcio Ayer, a proposta foi melhorada e atendeu pontos importantes da pauta de reivindicações dos trabalhadores, mas ainda faltam outros a serem debatidos. “Vamos analisar a questão junto com os trabalhadores. A empresa não acatou uma das principais reivindicações, relativa aos 100% para o trabalho nos feriados da mesma forma que garantiu o domingo. O movimento grevista está mantido, a decisão sobre aceitar ou não a proposta da empresa está com os trabalhadores do Mundial. Vamos lotar a Assembleia e tomar uma decisão que seja a melhor para a maioria da categoria”, destaca o dirigente.

A reunião contou com a participação da representante dos trabalhadores, eleita por unanimidade na Assembleia passada, Joice José, da loja do Mundial na Rua do Matoso. Ela defendeu o pagamento dos 100% para o trabalho nos feriados e a questão do intervalo da frente de loja na parte da tarde. Em sua intervenção, reafirmou a existência do desconto nos operadores de caixa quando são vítimas de roubo após checkout (golpe do carrinho), que é negado pelos representantes da empresa.  

Os pontos da nova contraproposta do Supermercados Mundial serão apresentados e debatidos na Assembleia dos Trabalhadores do Mundial, na próxima segunda-feira, 04/12, em dois horários: às 8h30 e às 17h30, na sede do Sindicato, Rua André Cavalcanti, 33 – Lapa. Sem participação, não há conquistas.