Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Menu Menu

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Notícias

Ministério do Trabalho dá aval para o imposto sindical

Para defender direitos, em Assembleia realizada em março os comerciários do Rio decidiram manter a contribuição sindical. Imagem: Wellington Santos/ Comerciários

A Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho (SRT/ MTE) defende a cobrança do imposto sindical de todos os trabalhadores de uma categoria, desde que a mesma seja aprovada em Assembleia. 

A posição foi publicada na Nota Técnica 2/2018, que devolveu aos trabalhadores a decisão sobre a obrigatoriedade do imposto. Desde a reforma trabalhista, em novembro, era dito que só haveria cobrança para quem desse autorização individual por escrito. Agora, volta a valer o entendimento de que as assembleias podem decidir sobre o imposto de forma soberana, em nome de toda a categoria.

“A reforma trabalhista foi feita sob medida pelo governo golpista para liquidar os sindicatos e impedir qualquer reação à retirada de direitos dos trabalhadores. Por isso, muitas categorias profissionais estão decidindo em assembleia pela cobrança do imposto, para manter fortes os seus sindicatos. Uma posição que agora tem o respaldo do Ministério”, comentou o presidente do Sindicato dos Comerciários do Rio, Márcio Ayer.

Leia aqui o que decidiram em Assembleia os comerciários do Rio.