Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Menu Menu

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Notícias

“Menos ódio! Mais moradia!”

mtst

O presidente do SECRJ, Márcio Ayer, visitou na noite desta quarta-feira (12), uma ocupação do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) em Pendotiba, Niterói. Ele foi levar a solidariedade dos comerciários do Rio às 350 pessoas, oriundas de comunidades populares da cidade, que desde a sexta-feira (7) passada ocupam um enorme terreno abandonado às margens da Estrada Francisco Nunes, próximo ao Largo da Batalha.

Márcio ouviu das lideranças, que a Prefeitura de Niterói já abriu negociação com o movimento para a cessão de outro terreno, no qual poderão ser construídas moradias com recursos do Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal. No terreno atualmente ocupado, a Prefeitura pretende construir um terminal rodoviário.

“Ficamos felizes pelo fato das famílias sem teto de Niterói estarem se organizando para lutar por moradia. E ainda mais satisfeitos em saber que a prefeitura da cidade reconhece o MTST como um movimento legítimo desta luta”, afirma Márcio, cuja visita à ocupação dos sem teto mostra uma clara mudança de postura do SECRJ, antes isolado, no que se refere à solidariedade entre os trabalhadores de todos os segmentos.

Doações – Segundo o presidente, as famílias estão morando em barracas de lona e precisam, nesse momento, da solidariedade dos demais trabalhadores. “As pessoas precisam de itens de higiene pessoal, colchonetes e cobertores para suportar as noites frias nas barracas. O acampamento é organizado e está montando inclusive uma brinquedoteca para as crianças, mas também precisa da doação de livros e brinquedos para os pequenos”, completa.

Doações de alimentos não perecíveis, água mineral, agasalhos, colchonetes, itens de limpeza e higiene, brinquedos e livros poderão ser encaminhadas à ocupação por meio do SECRJ, que as receberá em sua Sede, na Rua André Cavalcanti, 33, no Bairro de Fátima.