Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Menu Menu

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Notícias

Vitória da campanha do Sindicato: Prefeitura do Rio decreta uso de máscaras

Finalmente, a prefeitura do Rio decidiu que os serviços que continuam em funcionamento devem fornecer máscaras para seus funcionários, além de ser também obrigatório o uso pelos clientes. O decreto 47.375 foi publicado no último sábado (18), com multa para quem descumprir a norma. Com a campanha “#TodoMundoDeMáscaraNoComércio”, o Sindicato já vinha reivindicando o uso de máscaras no comércio, o que poderia ter evitado a proliferação da contaminação. Pelo decreto serão cinco máscaras para cada funcionário.

“O Sindicato tem cobrado das empresas o fornecimento de máscaras para os comerciários. A utilização das máscaras desde o começo da pandemia poderia ter evitado que muitas pessoas fossem contaminadas. Nas últimas semanas, vimos nos supermercados pessoas aglomeradas e longas filas, sem a prevenção necessária de clientes e funcionários”, afirma Márcio Ayer, presidente do Sindicato dos Comerciários.

De acordo com o decreto da Prefeitura, as máscaras devem ser preferencialmente de tecidos de algodão, com a distribuição de cinco para cada usuário. A máscara deve estar limpa e sem rupturas. Ao manipular a máscara, é preciso ter cuidado com a higienização das mãos, evitando o contato com a parte frontal da máscara.  A máscara deve ser utilizada por, no máximo, três horas e trocada sempre que ficar úmida, com sujeira aparente ou danificada. Não use maquiagem.  

Manutenção das medidas de segurança

O uso obrigatório das máscaras não retira a necessidade de manter as demais medidas de segurança, como também já foi cobrado pelo Sindicato, como:

-Afastamento mínimo entre as pessoas;
-Higienização das mãos, com água e sabonete;
-Fornecimento de álcool gel 70% para todos os funcionários;
-Controle de entrada e saída de clientes;
-Colocação de placas de acrílico nos caixas.

“A obrigatoriedade do uso de máscaras passa a valer a partir do dia 23, mas esperamos que todas as empresas forneçam imediatamente as máscaras para os seus funcionários. O Sindicato vai fiscalizar e espera que os comerciários ajudem nesta tarefa. É preciso também que cada comerciário seja consciente e use sua máscara de forma correta no seu dia a dia”, declara Márcio Ayer.

O Sindicato também tem cobrado das empresas outras medidas de segurança, como manter um efetivo de no máximo 30% e reduzir o horário de funcionamento dos supermercados.

Sua empresa vacilou? Denuncie pelo e-mail denuncia@secrj.org.br ou pelo telefone (21) 96424-3770.

Atendimento jurídico – As dúvidas jurídicas dos comerciários são atendidas de segunda a sexta, das 9h às 17h. Dúvidas pelo telefone 21-96424-3816 ou pelo e-mail juridico@secrj.org.br. 

Os comerciários que desejarem informações sobre processo em andamento podem entrar em contato através do telefone 21-97242-5642 ou pelo email: secrj.juridico@gmail.com