Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Menu Menu

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Notícias

Todo mundo de máscara no comércio

Sindicato quer que trabalhadores e consumidores usem máscaras no comércio

É preciso cuidar de quem está trabalhando, porque todos estão expostos à contaminação do coronavírus, principalmente quem está nos supermercados e hortifrutis, como também dentro das lojas fazendo serviços internos e atendendo às demandas do on-line. Por isso, o Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro, Miguel Pereira e Paty do Alferes quer que  trabalhadores do comércio e consumidores, utilizem máscaras para o bem de todos. São com pequenos gestos que a gente vai conseguir superar essa pandemia. 

A campanha é inspirada em outras cidades que já adotaram o procedimento e conseguiram reduzir o contágio. Usar a máscara não substitui o isolamento social. Por isso, o Sindicato dos Comerciários continua recomendando que as pessoas fiquem em suas casas, mas quando precisarem sair para fazer suas compras usem a máscara, além de tomar todas as medidas para preservar a saúde de quem está trabalhando para atendê-lo. 

Segundo o presidente do Sindicato dos Comerciários, Márcio Ayer, a ideia é que todos sejam responsáveis por cuidar da saúde uns dos outros. “É um momento muito difícil, as pessoas estão ficando doentes e vão enfrentar muitas dificuldades. Não sabemos o número de infectados, por isso cada pessoa pode ajudar um pouco. Além de usar máscaras, quem tiver condições, também pode fazer doações. A gente não elimina o risco de contágio, mas reduz a possibilidade. Usar e doar máscaras é um ato de solidariedade com quem está se expondo ao contágio para que você consiga fazer suas compras,” convoca o presidente. 

Márcio ainda destaca que a grande maioria das empresas que não suspenderam suas atividades deveria oferecer  máscaras para seus funcionários para os consumidores sentirem mais segurança na hora das compras.

Use máscaras de pano 

As máscaras caseiras feitas de tecido são bem vindas. A OMS recomenda que os materiais hospitalares sejam utilizados pelos profissionais de saúde e pessoas contaminadas, por estarem em falta no mercado. Então dê prioridade às máscaras de pano e reutilizáveis. O mais importante é que elas sejam higienizadas permanentemente. 

Doe máscaras

O Sindicato está pedindo doações de máscaras para distribuir entre os comerciários. Quem quiser fazer uma doação pode enviar as máscaras para nossa sede na Rua André Cavalcanti, 33 – Lapa. 

A gente sabe que alguns supermercados estão impedindo que seus funcionários usem máscaras para não espantar os clientes. Por isso, se souber de algum comércio que o funcionário não possa usar a máscara, tome uma atitude. Denuncie nas redes sociais, convoque outros consumidores que estão a sua volta para também denunciar o absurdo. 

Solidariedade é uma ferramenta muito importante de combate ao coronavírus e na defesa da saúde das pessoas.