Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Menu Menu

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Notícias

Márcio dá o papo no NorteShopping

O presidente Márcio Ayer e o diretor Renato Bernardino em conversa com comerciários do NorteShopping. Imagem: Rafael Rodrigues/ Comerciários

O refeitório do Sindicato no Norte Shopping ficou cheio de comerciários interessados em participar da nossa próxima Campanha Salarial. Foi nesta quinta-feira (16/3), durante a roda ‘Márcio dá o papo!’, uma conversa do presidente Márcio Ayer e do diretor Renato Bernardino (vendedor da Casas Bahia no shopping) com mais de 50 trabalhadores de várias lojas.

Para início de conversa, Márcio e Bernardino falaram sobre o momento político em que a Campanha vai acontecer, em meio ao debate sobre a reforma da Previdência e outras ameaças aos trabalhadores tramadas pelo governo golpista de Michel Temer. Falaram também sobre as conquistas da categoria no ano passado e sobre como será a luta por melhores salários, benefícios e melhores condições de trabalho este ano. “Vamos deixar o medo de lado para enfrentar os patrões de cabeça erguida na próxima campanha salarial”, emendou Márcio.

Na sequência, os comerciários participaram de uma dinâmica para ajudar a definir as prioridades da Campanha Salarial. Divididos em grupos, discutiram várias propostas. “Enquanto os patrões têm a grana, a mídia e outros recursos, nós só temos uns aos outros. Por isso precisamos eleger quais são as prioridades da nossa luta, focar nelas e ir pra cima, com o apoio do maior número possível de trabalhadores. Somos 400 mil, se juntar, ninguém segura”, comentou ao final do papo o presidente Márcio. Para garantir maior participação dos trabalhadores na Campanha, ele informou que a diretoria estuda a realização de assembleias nos shoppings e outros locais de trabalho dos comerciários, conforme proposta apresentada ontem por funcionário da Via Varejo (Casas Bahia + Ponto Frio).

Próximas conversas – Os comerciários também puderam usar vários serviços do Sindicato no atendimento montado pelos departamentos Jurídico, Cultural e de Denúncias. Vendedora de uma loja de chocolates, a comerciária R. S. é sindicalizada há pouco mais de um ano. Usa o refeitório do Sindicato para almoçar mais barato e já se hospedou na colônia de férias. Aproveitou o “Dá o papo” para sindicalizar a colega M. D., vendedora na mesma loja. “Além das vantagens que eu já aproveito, ela também quer virar sócia para sorrir mais, porque tem um dentista do Sindicato aqui mesmo no shopping”, brincou a trabalhadora.

A próxima edição do “Márcio dá o papo” vai acontecer no Barra Shopping, no dia 23/3, aberta a todos os comerciários e comerciárias da Barra da Tijuca. Participe!