Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Menu Menu

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Notícias

Lojas do Centro terão que explicar más condições de trabalho

O presidente do Sindicato, Márcio Ayer, conversa com comerciária em loja no Centro do Rio

O presidente do Sindicato, Márcio Ayer, conversa com comerciária em loja no Centro do Rio

Na última quinta-feira (17) o Sindicato realizou um mutirão de fiscalização em grandes lojas de eletroeletrônicos no Centro do Rio. O roteiro incluiu estabelecimentos das redes Casa Bahia, Ponto Frio, Tele-Rio, Ricardo Eletro e Casa & Video, nos quais foram verificados descumprimento da legislação trabalhista e péssimas condições no ambiente de trabalho.

Todas as empresas fiscalizadas foram notificadas para comparecer ao Sindicato, em datas previamente agendadas, para esclarecerem as irregularidades apuradas. “Eles serão compelidos a se adequar à legislação e à Convenção Coletiva de Trabalho, sob pena de ofício ao Ministério Público do Trabalho, Superintendência Regional do Trabalho, Vigilância Sanitária e adoção de medidas judiciais”, alertou o diretor jurídico Edson Machado.

“Na maioria das lojas, encontramos um enorme descaso com os comerciários. Os sanitários são apertadíssimos, imundos e muitas vezes fora da loja. Os refeitórios, quando existem, são em espaços improvisados e inadequados para refeição. Os estoques não têm ventilação, não há lugar para descanso e nem assentos nos locais de trabalho, além de outros desvios mais graves, como comerciários que fazem dupla função, descarregando mercadorias do caminhão”, relatou o presidente Márcio Ayer, que liderou uma das equipes que foi às ruas para a fiscalização. Outras duas equipes contaram com a participação da vice-presidente Alexsandra Carvalho, do diretor jurídico Edson Machado, do diretor de Finanças José Cláudio de Oliveira, do diretor de Cultura Antônio Santos Junior e assessores.