Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Menu Menu

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Notícias

Lojas de móveis notificadas por abertura irregular aos domingos

Na primeira ação do Sindicato dos Comerciários do Rio voltada especificamente para a fiscalização do comércio varejista de móveis, 73 lojas foram notificadas no Norte Shopping e no Casa Shopping. Todas estavam abertas em pleno domingo (5/11) sem acordo, exigência que consta na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) assinada pela entidade que representa as empresas do segmento (Sindimóveis).

Durante a ação, a equipe de fiscalização também encontrou outros desvios e abusos. A principal reclamação dos trabalhadores é a falta de pagamento do lanche previsto em CCT para o trabalho aos sábados (após 14h30), domingos e feriados. Os comerciários também denunciaram o não pagamento de adicional de 50% sobre o valor das horas trabalhadas aos domingos, bem como da folga na semana imediatamente posterior ao domingo trabalhado. Segundo o diretor jurídico do Sindicato, Edson Machado, as fiscalizações sobre o segmento moveleiro serão mais frequentes.

“Ficamos muito satisfeitos com a incerta que o Sindicato deu na loja. Toda vez que a gente reclama é ameaçado de demissão por justa causa pelos gerentes. Foi ótimo saber que o Sindicato agora olha por nós e que há um canal para denunciar de forma anônima”, contou à reportagem do Sindicato o comerciário MLR, que trabalha em uma unidade da Tok&Stok.