Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Menu Menu

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Notícias

Lei Maria da Penha é dez!

O Coletivo Margaridas em Campo Grande. Foto: Rafael Rodrigues/ Comerciários

O Coletivo Margaridas em Campo Grande. Foto: Rafael Rodrigues/ Comerciários

Há exatos dez anos, em 7 de agosto de 2006, as mulheres brasileiras conquistaram a Lei Maria da Penha. Uma lei que já salvou milhares de vidas, com a redução em 10% do total de mulheres assassinadas em consequência da violência doméstica e familiar. Para comemorar a data e ampliar o debate sobre os direitos das mulheres, o coletivo Margaridas do Sindicato dos Comerciários do Rio realizou ato cultural e político na manhã desse sábado (6), no calçadão de Campo Grande, vibrante centro comercial da Zona Oeste do Rio.

“Estamos na rua para comemorar com os dez anos da Lei Maria da Penha, verdadeiro escudo para proteger todas as brasileiras dos diversos tipos de violência doméstica. É uma lei feita por mulheres para mulheres. Uma conquista de todas nós”, comemorou a vice-presidenta do Sindicato, Alexsandra Nogueira.

“Além de comemorar, a gente veio para lembrar às comerciárias que muito ainda precisa ser feito para acabar com o feminicídio e a violência cotidiana que agride milhares de mulheres de brasileiras. A rede de proteção à mulher é uma das grandes conquistas da Lei Maria da Penha. Em caso de emergência, ligue 180  ou procure os equipamentos da rede de proteção à mulher”, alerta a diretora do Sindicato Ana Paula Costa, referindo-se às delegacias e núcleos de atendimento especializado que foram criados após a aprovação da Lei. Veja a lista abaixo.

Participaram também do ato em Campo Grande as margaridas Fabiana Lemos, Darlana Morgana, Janaína Borges, Adriana Teixeira e Daniele Moretti, todas diretoras do Sindicato. Os homens que apoiam a luta contra o machismo também foram bem-vindos ao ato, representados pelo diretores Paulo Henrique da Silva, José Cláudio de Oliveira e do presidente do Sindicato, Márcio Ayer.

O Coletivo Margaridas do Sindicato dos Comerciário do Rio convida você mulher a se juntar à nossa luta por mais direitos e mais respeito. Entre em contato pelo email margaridas@secrj.org.br.

Peça ajuda ou ajude sua companheira!

A rede de proteção à mulher é uma das grandes conquistas da Lei Maria da Penha. Em caso de emergência, ligue 180 e/ou procure a rede de proteção à mulher:

Centro Especializado de Atendimento à Mulher Chiquinha Gonzaga (CEAM)

Benedito Hipólito, 125 – Praça 11. Tel.: (21) 2517-2726

Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs)

Campo Grande – Av. Cesário de Melo, 4.138 – Tel.: (21) 2332-7537

Jacarepaguá – R. Henriqueta, 197 – Tanque – Tel.: 2332-2578

Centro – Av. Visc. do R. Branco, 12 – Tels.: (21) 2334-9859/ 2332-9994/  2232-9995

Núcleos de Atendimento à Mulher (NUAMs)

11ª DP – Rocinha – R. Bertha Luthz, 80 – Gávea – Tel.: (21) 2334-6772

36ª DP – Santa Cruz – Av. D. João VI, 67 – Gávea – Tel.: (21) 2333-7246

45ª DP – Complexo do Alemão – R. Nova S/N, Estação Itararé – Tel.: (21) 3885-4486