Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Menu Menu

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Notícias

Incêndio no Campeão mata trabalhadores

Incêndio no Supermercado Campeão, no Jacaré, na segunda-feira Foto: Reprodução/Redes Sociais

 

NOTA DE PESAR

O Corpo de Bombeiros localizou duas pessoas carbonizadas no Supermercado Campeão, da Rede Unno, no Jacaré, na manhã desta terça-feira (12). A loja pegou fogo no fim da tarde de ontem e a empresa havia informado que não havia mortes no local. Os corpos agora seguem para o Instituto Médico Legal e vão passar por exames de DNA para que haja reconhecimento das famílias. Após suspeita, parentes do açougueiro e comerciário mais antigo do supermercado, José Alves da Silva, de 72 anos e de Natalino de Jesus, de 56 anos se encaminharam para o IML.

Nossa diretoria está acompanhando de perto as investigações e já abriu diálogo com a empresa para emissão da CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho. Na próxima quinta-feira (14), estaremos nas dependências do Campeão para cobrar providências junto ao Recursos Humanos. Também colocamos à disposição das vítimas e familiares nosso Departamento Jurídico, para que preste atendimento gratuito e especializado.

Lamentavelmente, a morte dos comerciários do Campeão convoca trabalhadores para a luta por mais segurança e melhores condições de trabalho. Muitas das vezes, essas pautas são ignoradas pelos patrões nas mesas de negociação. Este ano, durante a campanha salarial, teremos mais uma oportunidade de mostrar aos empresários que a vida dos trabalhadores tem que ser valorizada e, sobretudo, preservada. Somos gente e merecemos dignidade!

Denúncia

Segurança é coisa séria. Denuncie irregularidades nos ambientes de trabalho. Preserve sua vida e evite acidentes. Acesse https://secrj.org.br/denuncias e preencha todos campos com cuidado. Informe apenas dados válidos, para que a gente possa entrar em contato para obter mais detalhes, caso seja necessário. Sem eles, não há garantia de que a sua denúncia será verificada.

Além disso, na hora de relatar o ocorre na sua empresa, coloque os detalhes, há quanto tempo isso acontece, se é com todos os funcionários, etc. Não se esqueça de anotar o número de protocolo, que será essencial para acompanhar o andamento da denúncia. As denúncias são anônimas. Sua identidade será mantida no mais absoluto sigilo.

 

Márcio Ayer

Presidente do Sindicato dos Comerciários do Rio