Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Menu Menu

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Notícias

Fiscalização do uso do protetor facial no Nova América

A fiscalização para verificar o uso dos equipamentos de proteção no comércio continua. Desta vez a direção do Sindicato esteve no Shopping Nova América, onde 81 lojas foram notificadas pela falta do protetor facial (face shield) para aqueles trabalhadores e trabalhadoras que têm contato direto com o público.

O Sindicato notificou as empresas que agora têm um prazo de 10 dias para cumprir com o acordo assinado e disponibilizar imediatamente o protetor facial para seus funcionários. As lojas também precisam fornecer máscaras em quantidade suficiente para o serviço, instalar divisórias impermeáveis nos caixas, álcool gel, garantir a distância mínima de 1,5 m, além de manter o ambiente sempre limpo e arejado.

“A direção do Sindicato está empenhada nessa fiscalização. Assinamos o acordo para o fornecimento do protetor facial em julho, as empresas tiveram prazo de um mês para providenciar o equipamento de proteção. Por isso, agora elas estão sendo notificadas. Não dá pra brincar com a saúde dos trabalhadores”, critica Márcio Ayer, presidente do Sindicato dos Comerciários.

Pelo acordo assinado, as empresas precisam também afastar dos locais de trabalho aqueles que fazem parte do grupo de risco (pessoas com idade igual ou superior a sessenta anos, portadores de cardiopatias, doenças respiratórias crônicas, gestantes, diabéticos ou imunossuprimidos, dentre outros que sejam apontados pelo Ministério da Saúde), evitando seu deslocamento pela cidade.

O Sindicato continuará visitando as lojas do comércio para cobrar dos patrões o fornecimento integral dos equipamentos de proteção. 

Denúncias sobre a pandemia

O Sindicato tem um canal exclusivo para receber denúncias relacionadas à Covid-19. Por ele, é possível fazer denúncias por WhatsApp (21) 96465-5930 ou pelo e-mail covid19@secrj.org.br, com o anonimato garantido. Através desses contatos os comerciários poderão informar sobre óbitos, trabalhadores doentes ou com sintomas.

O Sindicato também recebe denúncias de descumprimento das normas de segurança, como aglomeração, falta do uso de máscaras e materiais de higiene, a distância entre as pessoas e assédio.

Leia também:

Sindicato fiscaliza uso do face shield no Norte Shopping

Face shield para os comerciários!