Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Menu Menu

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Notícias

Fiscalização cobra regras para abertura nos feriados

Foto Barra WorldAs equipes de fiscalização do Sindicato foram novamente às ruas e shoppings do Rio na última sexta-feira (20), Feriado de Zumbi dos Palmares, para verificar o cumprimento das regras para o funcionamento nos feriados. Como já se tornou rotineiro nessas ações, os diretores ouviram muitas reclamações e denúncias dos comerciários contra os empregadores, além de elogios e palavras de incentivo ao trabalho desenvolvido pela nova gestão do Sindicato.

“Os trabalhadores sentem o Sindicato mais presente e, com isso, estão confiando cada vez mais em nosso trabalho. O grande ganho dessas ações é, justamente, o trabalho de conscientização que é realizado. O comerciário precisa saber que a empresa tem obrigações quando abre no feriado, e que o eventual descumprimento deve ser denunciado ao Sindicato”, comentou o diretor Jorge de Paula, que participou da fiscalização no shopping Barra World, na Zona Oeste da cidade.

Ao todo, 419 estabelecimentos foram autuados em toda a cidade. Embora o número de autuações tenha sido superior ao registrado no feriado anterior, em 15 de novembro, quando foram notificadas 366 lojas, as equipes perceberam um aumento no número de empresas que tinham autorização do Sindicato para funcionar. “A gente atribui isso ao efeito educativo da fiscalização que vem sendo feita todos os domingos e feriados. Antes não havia, mas agora temos um Sindicato atento, que cobra com firmeza o respeito aos direitos dos trabalhadores no comércio”, explicou a diretora Sônia Herthal, que também participou da fiscalização.

Nas cidades de Paty do Alferes e Miguel Pereira, onde o Sindicato também possui representação, o mesmo trabalho foi realizado sob a liderança dos diretores Bruno Baldez, Fábio Silva e do delegado sindical Marcelo Bizerra.

Direitos – Os trabalhadores do comércio que trabalham nos feriados têm direito às seguintes compensações: adicional de 100% sobre as horas trabalhadas, folga extra em até 30 dias, jornada máxima de 6 horas (8 no caso do varejo de gêneros alimentícios, como supermercados e hortifrutis), lanche e auxílio para o transporte casa-trabalho-casa.