Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Menu Menu

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Notícias

É feriado nesta segunda, fique atento aos seus direitos

Nesta segunda-feira, dia 20, é feriado na cidade do Rio, dia de São Sebastião. Para quem trabalha no comércio, é preciso estar atento aos seus direitos, pois eles estão garantidos na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

Lojas de rua ou de shoppings:
– Adicional de 100% sobre as horas trabalhadas;
– Jornada máxima de 6h;
– Auxílio alimentação em dinheiro ou ticket/vale de R$ 23,50;
– Auxílio para pagar o transporte casa-trabalho-casa;
– Folga em até 30 dias após o feriado.

Supermercados:
-Jornada máxima de 8h;
-Passagem casa-trabalho-casa;
-Folga extra em até 30 dias após o feriado – se passar disso tem que pagar 100% das horas trabalhadas;
-Refeição;
-R$ 36,77 a título de prêmio, ticket refeição ou vale-compras, pagos preferencialmente no dia, ou no mês seguinte no contracheque.

“Todos esses direitos estão garantidos na nossa Convenção Coletiva e precisam ser respeitados. O Sindicato está acompanhando e vai fiscalizar as lojas. É importante que os comerciários estejam alertas e verifiquem se esses direitos estão sendo pagos como determina a convenção”, afirma Márcio Ayer, presidente do Sindicato dos Comerciários do Rio.

Para abrir, a empresa precisa assinar o termo de feriado, informando o número de comerciários que estarão trabalhando. Esse documento permite que o Sindicato possa fiscalizar e cobrar da empresa o cumprimento de todos os benefícios do acordo no que se refere ao trabalho nos feriados.

Mais uma vez o Sindicato pede que os comerciários denunciem, caso a empresa não tenha feito o acordo de feriado. Se a sua empresa não está com o termo de feriado em dia, mande um e-mail para fiscalizacao@secrj.org.br informando o nome da loja e o bairro em que você trabalha. Se tiver foto de algum comunicado, circular ou e-mail que comprove o funcionamento da loja, envie também. A denúncia é anônima.