Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Menu Menu

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Notícias

Entenda o funcionamento do comércio no Carnaval

A Terça-feira de Carnaval – que neste ano cairá no dia 28/02 – é FERIADO e o comércio está proibido de abrir as portas. A exceção é para os supermercados, que poderão funcionar desde que concedam aos funcionários adicional de 100% sobre as horas trabalhadas, jornada máxima de 8h, passagem casa-trabalho-casa e folga em até 30 dias após o feriado.

Já na Quarta-feira de Cinzas (29/02), que NÃO é considerada feriado, o comércio poderá abrir normalmente a partir do meio-dia. As Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) dizem expressamente que as empresas cujos comerciários trabalharem em um ou mais domingos no ano não poderão funcionar na Terça­-feira de Carnaval, Quarta­-feira de Cinzas até 12h, Natal, Ano Novo e Dia do Comerciário.

As CCTs não obrigam o fechamento dos supermercados até o meio-dia da Quarta-feira de Cinzas, mas por costume muitas lojas não abrem, o que depende de determinação interna da empresa. O mesmo se aplica à Segunda-feira de Carnaval.

Denúncia – Fique de olho! Patrão desrespeitou seus direitos, faça uma denúncia para que a fiscalização chegue à sua loja. O nosso Setor de Denúncias ganhou um canal exclusivo. Lá você consegue relatar o problema em um formato muito mais simples e rápido. Segue o endereço: https://secrj.org.br/denuncias/ ! As denúncias são anônimas e sua identidade será mantida no mais absoluto sigilo.